quinta-feira, 28 de maio de 2009

Actividades recreativas num centro de dia


Actividades Recreativas num Centro de Dia, ou Lar de Idosos praticadas num Lar de Idosos em Lisboa, ou noutra zona de Portugal.

OS JOGOS OU PASSATEMPOS

O jogo ensina a conviver, porque é baseado na ordem e na liberdade. O que resulta levar uma vida mais agradável, humana e repleta de prazer.
Necessitar-se-á de uma equipa que atenda e entenda o mundo dos idosos, em paralelo com os outros "mundos", o das crianças, dos jovens e dos adultos, orientado pelos técnicos: do Médico, Técnico Social, Animador Cultural, Professor de Educação Física, Fisioterapeuta, etc. Nunca é tarde para começar.Todos gostamos de brincar, apesar dos preconceitos os quais devemos eliminar. Com a prática vai conseguir libertar tensões, emoções e orientar positivamente as angústias do quotidiano e canalizar a vossa criatividade, fazendo amizades e a disposição para fazerem outras tarefas.

Vamos falar de uma série de jogos, de brincadeiras realizáveis em lugares abertos ou fechados que se efectuam nos Centros de Dia.
A criação destes jogos não têm ciência nenhuma, foram adequados à idade mediante certa variação ou regra que os torna mais lentos, sem tirar-lhe o espírito de brincar ou de competir.

BAILE DOS DEDOS:


- Dividir um grupo em pares (veja o jogo nº2). Os casais porão em contacto os seus dedos indicadores das suas mãos direitas ao ritmo de uma música moverão os corpos, sem separar os
dedos.

- FORMAR GRUPOS:

- Formar grupos conforme a cor dos sapatos;

- Segundo o bairro onde moram;

- Cabelos longos, ou curtos;

- Clubes de bola;

- De dois em dois, quatro, seis.

Este tipo de jogo permite que os componentes do grupo falem sobre os temas.

TREM GIGANTE:

- Fazer um grande circulo com todos os participantes, de mãos dadas. O animador será a locomotiva e começará a caminhar em todas as direcções (ao som de música). Atrapalhe os grupos e diga-lhe que depois de fazerem estes movimentos deverão fazer o trajecto inicial. Este jogo proporciona conversas, movimento e sugestões.

CAMA ELÉCTRICA:

- Conseguir previamente bolas e cobertores. Colocar em cima de cada manta ou cobertor uma bola e dividir o grupo em quatro ou seis participantes para cada manta existente. O jogo começa com um dos grupos que tenha a bola já saltando na manta, que tentarão passá-la para as outras mantas, sem auxílio das mãos.

PASSAR A BOLA.

- Qualquer tipo de bola serve. A melhor é a bola de praia.
Formar um círculo. Todos sentados no chão. As pernas estendidas para o centro do círculo. Com a ajuda exclusiva de suas pernas, tentar fazer circular a bola pela direita, pela esquerda. Podem tentar uma bola pela esquerda, outra pela direita. O animador pode ordenar mudanças de direcção ou fazer com que a segunda bola circule na mesma direcção, porém, tentando alcançar a outra.

Canções: Realizam-se à maneira de competições, por fitas, por colunas, etc.

Podem ler-se poemas, contos ou notícias.

Viajar é sempre uma coisa excitante, mais ainda quando temos bastante tempo livre para fazê-lo.
Para seleccionar o lugar, deve-se ter em conta o interesse para todos, seguro, assistência médica próxima, que haja lugar para realizar actividades em lugar coberto em caso de mau tempo, e não ser muito longe, de preferência a mais de 3 horas de viagem, para que se tenha a sensação de se ter saído do quotidiano.

Colónia de Férias- Ida para a praia, ou termas durante 1 semana ou 2 semanas.

Para um bom desenvolvimento na Colónia de Férias deve o idoso fazer um exame médico e trazê-lo consigo.

Divirta-se e seja feliz.

Se desejarem algum esclarecimento sobre as Actividades Centro Dia queiram deixar o vosso comentário.

2 comentários:

  1. Boa tarde, desde já parabens pela iniciativa de expor ideias sobre a intervenção com idosos. Mais, acrescento, que esta intervenção pode ser feita por educadores/técnicos superiores de educação formados em Educação/Ciencias da Educação. Para terminar, considero que devias citar o autor destas actividades, pois algums são do autor Trilla.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por ter visitado o blog. Todos os comentários são construtivos.Quanto às atividades já trabalhei em Instituições, que eram dadas pelas Ajud Acção Directa, chefes de grupo, Supervisoras etc. Nalguns cursos existem módulos de Recreação na Terceira Idade, principalmente os feitos alguns anos na Cruz Vermelha Portugues (Cursos de Agentes Formais) Peço desculpa por não citar o autor. Tirei de uns apontamentos que me foram dados em Londres pela minha nora, estudante Ciências da Educação, de um Professor de Medicina do Uruguai.

    Obrigado e volte sempre

    ResponderEliminar