terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cuidar de um doente com Alzheimer

Para Cuidar de um Doente com Alzheimer, o cuidador deverá ter formação na área de geriatria, ter um comportamento calmo, misturado com uma boa dose de paciência e de educação, ter amor e carinho pelos idosos e sobretudo ter o saber de contornar as situações com respeito.

Não vou entrar em pormenores de ciência médica ou terapêutica, deixo esses pormenores para os especialistas. Pois todos nós já sabemos o que é a doença de ALZHEIMER, mas alguns não sabem como lidar e tratar deles.

Os doentes de ALZHEIMER são uns doentes com características especiais, dependendo de vários factores tais como: a sua vivência, comportamentos, atitudes, gostos, hábitos alimentares, rituais pessoais, rituais religiosos, formação académica, profissionais e passatempos.
Nalguns estes factores mantêm-se ao longo da doença até à sua fase terminal, outros são o oposto do que foram durante a sua "outra vida".

A família fica destroçada, sem forças para lidarem com esta situação, principalmente os filhos que se recusam aceitar, ao verem os pais a padecerem dessa triste doença. Os filhos são as primeiras pessoas a desaparecerem como filhos das suas memórias, passando a serem para alguns uns ditadores, governantas que só sabem dar ordens, ou uma simples criadita.

Para entenderem o quanto é difícil para um cuidador a tarefa de cuidar desses doentes, vou contar alguns episódios que se passaram comigo.

Quando acabei o curso na Cruz Vermelha, fui contratada para cuidar de um senhor que lhe tinha sido diagnosticada a doença de ALZHEIMER. Fiquei receosa, pois a minha prática era pouca. Tinha a noção do que era a doença. Sabia que a tarefa iria ser difícil. Mas como tinha muito amor e carinho para dar, aceitei.

O Sr. F era um homem elegante, bastante alto, muito vaidoso que em novo tinha feito passagem de moda, estava muito à vontade no jogo de sedução e de pular a cerca.

Ao primeiro contacto ele aceitou-me muito bem exprimindo-se por gestos, era de poucas falas e só o fazia quando entendia. Mas a doença tem esse sintoma, o deixar de falar.

Adorava que lhe fizesse a higiene matinal, como um homem vaidoso que era, andava sempre bem vestido, bem penteado, bem barbeado e muito cheiroso.

Mas tinha uns certos rituais: 1 lenço em cada bolso das calças, no bolso da camisa a carteira, sempre com uma nota de 10 contos (50€), um pente e um spray oral. Se por qualquer motivo a nota fosse trocada eu teria que arranjar outra para a colocar de manhã na carteira.

Quando saía do quarto ia para a cozinha. Na gaveta de um dos armários tinham que lá estar 5 maços de tabaco. Por dia ele devorava os 5 maços de tabaco, uns atrás dos outros. Se por algum motivo não estivessem lá os 5 maços de tabaco, ficava ansioso, não comia até o stock ser reposto.
Toda a gente tinha que dar o dinheiro para a sua compra menos utilizar a nota de 1o contos.
Era impossível estar todo o dia naquela cozinha, devido ao cheiro e ao fumo.

O pequeno almoço, o almoço, o lanche, o jantar eram todos iguais, o que comia em cada refeição, comeu-o durante cerca de um ano.

Até que um dia o Sr F apaixonou-se por mim. Chegou ao pé da esposa, tirou a aliança do dedo, dando-lha e dizendo não quero mais estar casado contigo, vou casar com a Maria. Enquanto estive a cuidar dele nunca mais quis pôr a aliança do casamento.

Paixão essa que me deixou muitas vezes encabulada, direi envergonhada perante a família.

Quando eu fazia movimentos de levantar ou baixar o corpo, como por exemplo ir ao frigorífico buscar algum alimentos ou estar de costas, ele aparecia por detrás e roçava-se em mim. Depois puxava as calças para baixo e mostrava a sua virilidade a mim, à filha ou aos netos.

Eu dormia lá em casa, o Sr. F dormia com a esposa no quarto de casal, nunca tentou deitar-se comigo, nem fazer-me mal.

Quando a filha lhe chamava atenção por fazer isso, ele ria-se e dizia que eu era a mulher dele e ela era a criadita, por isso não mandava nada. A certa altura a filha descompensada dizia que eu tinha culpa, pois provocava o pai levando-o a fazer esses disparates. Por vezes sugeria que eu batesse com a esfregona no pai. Algumas vezes eu tinha dúvidas se tinha dó do pai ou da filha.
A filha já estava a ficar desesperada, deprimida, à beira da loucura.

Com toda a minha paciência explicava-lhe que não podia fazer aquilo que era feio, respondia-me, que estávamos na idade de casar, de ir para a nossa casa pois a mãe e a governanta eram difíceis de aturar. Outras vezes ria-se e passado algum tempo voltava a fazer o mesmo.

A filha quase louca resolveu pôr o pai num Lar e passados alguns meses ele faleceu.

Como tivemos a oportunidade de constatar, cuidar dum doente de alzheimer e lidar com os seus familiares não é uma tarefa fácil. Os cuidadores necessitam de serem pessoas equilibradas, dóceis, sorridentes, sem maldade, de bem com a vida e sobretudo amar o próximo doente seja ele idoso ou não.

Falaremos mais à frente noutros casos, pois como cuidadora já tive vários casos de doentes de alzheimer e todos com histórias para vos contar. Se tiverem dúvidas sobre como cuidar dum doente com Alzheimer deixem o vosso comentário.

11 comentários:

  1. Deve ser muito difícil os filhos aceitarem essa terrível doença.
    Tb é muito complicado para os cuidadores.
    Obrigado por ter partilhado a sua experiência.

    ResponderEliminar
  2. É muito complicado, pois são uns doentes muitos rebeldes, são criancinhas em tamanho grande.
    Obrigado pela sua visita.

    ResponderEliminar
  3. boa tarde
    e pena alguns lares de dia fazerem desta pessoas animais descartaveis .
    refiro me ao lar de dia da serra das minas,e pena mas e o que fazem com os nossos velhotes

    ResponderEliminar
  4. Olá
    É pena nesse Lar que menciona tratarem assim os velhotes.
    Não se esqueça que é um dever de qualquer cidadão denunciar esses episódios.
    Gostaria de saber mais pormenores desse Lar, pois moro na mesma freguesia. Será o do Centro comunitário?.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Tenho minha mãe com essa doença e tenho que cuidar sozinha ela tem 87 anos e não é fácil.tenho que ser linha dura e corta meu coração.tem pessoas que não sabem da história e acabam mim condenando.estou a ponto de enlouquecer e peço paciência e ajuda de Deus e das pessoas...

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde!
    Sei que é muito difícil tratar sòzinha da sua mãe. Peça ajuda, pois onde mora devem existir associações que prestam apoio domiciliário. Nem sempre os amigos e por vezes familiares conseguem dar ajuda aos filhos que têm mães nas condições (falta de saúde) que a sua está. Sei tb que nós filhos sofremos muito, porque não aceitamos que a nossa mãe tenha essa doença. Qualquer dúvida que tenha é só dizer.
    Um beijão

    ResponderEliminar
  7. Tenho a minha mãe, diagnosticada com Alzheimer a viver em minha casa, juntamente com o meu marido e o meu filho. Todos cá em casa temos muito trabalho a tratar das coisas dela, dar-lhe banho, cozinhar para ela, por-lhe os medicamentos... o meu filho já lhe começou a ter raiva e implica muito com ela, e o meu marido, embora se contenha, pensa o mesmo. Não sei o que fazer, o meu irmão não me ajuda e não quer saber dela. Estou desesperada, ela dá-me uma trabalheira louca e eu tenho a minha vida, não tenho disponibilidade para estar com ela. Que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Lamento pela doença da mãe. É muito complicado tratar de uma doente com Alzheimer,mas hoje existem medicamentos que conseguem controlar a doença.
      Peça ajuda no Centro de Saúde da sua zona, pois existem associações que prestam apoio domiciliário, cujas actuam durante 24 horas, que seria no mínimo 3 vezes ao dia. A outra hipóteses é a valência Lar, os quais têem uma mensalidade muito cara.
      Sempre ao dispôr. Um beijo e paciência, pois mãe há só uma.

      Eliminar
  8. Boa Tarde,

    Tambem tenho uma mãe com 80 anos e demente de alzheimer.
    Embora vivendo com o meu pai, temo cada vez mais pela sanidade do pai, marido e "curador".Agradeço que quem tenha informações crediveis de lares para estes idosos no distrito de Lisboa, o favor de aqui postar, pois procuro um fim de vida digno, para a unica pessoa insubstituivel no mundo.Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Tem razão para estar preocupada, pois essa doença consegue desgastar toda a estrutura familiar.Existem em Lisboa muitos bons lares especificamente para essa doença, muito caros na sua prestação de mensalidade. A minha opinião como cuidadora é sempre evitar a valência Lar, pois existem assoc. que trabalham 24 horas a prestar apoio domiciliário, com prestações suaves e o doente não precisa de sair do seu ambiente familiar, ou então recorrer a cuidadoras particulares. Não sei onde vive a mãe, mas talvez tivesse solução para o seu problema. Diga algo.
      Gosto de saber que quer um fim digno para a mãe, pois elas são o ser mais importante para nós e se nós não plantarmos, um dia não poderemos colher.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Boa noite,

    Agradeço a preocupação, mas apenas lhe digo que, o profundo desgaste emocional, é sobretudo no cuidador, o marido, sem grande conhecimento na forma de lidar com a demencia.Sendo este afiliado na associaçao alzheimer, tenta contatar para apoio, mas sem sucesso (simplesmente não atendem o telefone e, não foi uma vez).Moram em Oeiras, e também contatada uma instituiçao já inscrita, informam estar a psicóloga de ferias,O estado de demencia entra numa fase constante embora com pensos, receitados por neurologista.O problema é não ter conselhos após análise, sobre qual a melhor forma para ela viver.Não aceita a doença, logo cuidados ao domiciio são nulos, embora o estado de agressividade aumente diariamente.
    Obrigado pela atençao.

    ResponderEliminar