segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Violencia domestica a mulheres idosas

Violência doméstica a mulheres idosas. A mulher idosa por si só carrega um sentimento de inferioridade, por não ser capaz de realizar as tarefas domésticas como o fazia anteriormente. Este sentimento de fragilidade pode ser agravado por uma ofensa moral ou mesmo de violência, podendo gerar casos de depressão.

No caso de violência doméstica a idosos as mulheres são a maioria das vitimas.

A violência doméstica pode ser fisicamente, mentalmente, negligência e financeira.

A mulher idosa vítima de violência torna-se uma pessoa amuada, frágil, indiferente tanto às condições de habitabilidade como à higiene pessoal. Cheiros de urina ou fezes, falta de higiene pessoal, maus tratos no corpo, cortes, queimaduras, nódoas negras, ossos partidos, deficiente alimentação e medicação tornam-se naturais para si.

Na violência mental as mulheres idosas têm um comportamento de medo, depressão, comportamentos pouco usuais, dificuldade de comunicação, desorientação, isolamento, queixas que podem ser de um funcionário duma Instituição ou Associação, de um vizinho, ou de um familiar.

Quando a violência é exercida por um familiar a mulher idosa fica muito triste afastando-se do familiar por não se sentir à vontade e teme uma repressão pelo facto de informar alguém do sucedido.

Na violência financeira queixam-se de desaparecimento ou roubo de dinheiros (Reforma) ou propriedades.

Se a violência for praticada por alguma funcionária da Associação que lhe presta o apoio domiciliário não a denunciam porque têm medo de perder o serviço e também não querem preocupar ou alarmar os familiares. Mas a maioria é por não terem condições físicas ou mentais.

A cuidadora que presta serviços de apoio domiciliário a mulheres idosas que são vitimas de violência doméstica devem redobrar a vigilância no seguinte: se estão a tomar a medicação adequada, se a alimentação é suficiente, se a higiene habitacional e a pessoal são executadas, se existem fracturas, nódoas negras e queixas de quem é o agressor. Depois de confirmado deve agir imediatamente transmitindo o facto ao seu superior.

Infelizmente existem muitos casos de violência doméstica a mulheres idosas e a maioria deles são praticados pelos familiares. Se tiverem dúvidas por favor deixem o vosso comentário.

2 comentários:

  1. Olá
    é verdade sim, que nós prestadoras de cuidados temos o dever de estar atentas a tudo o que possa não se normal como é o caso de nodoas negras, escoriações, tristeza, isolamento, etc. Não instituiçao onde trabalho conta também coma valência de Centro de dia e por vezes acontece uma das idosas aparecer com marcas no corpo. São sempre sinalizadas e registadas no livro das ocorrencia.
    É uma forma de nos protegermos e de os protejer a eles. Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    Temos de estar muito atentas a casos de violência nos idosos. Devemos registá-las no Livro de Ocorrências, no meu caso em relatórios, para que sejam comunicadas às entidades competentes. Mas não esquecer que estes casos tem de haver provas, não fazer de ânimo leve, senão forem bem provadas, nós prestadores de serviços é que ficamos mal. É preciso ter muito cuidado.
    Boa semana e mais uma vez obrigado pela visita.

    ResponderEliminar