quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O regresso as aulas dos Seniores

O regresso às aulas dos Seniores. No início de Setembro os idosos regressam às aulas na Universidade dos Seniores.
No concelho de Sintra existem 3 Universidades para Seniores: Queluz, Cacém e Portela de Sintra.
É com satisfação e muito orgulho que eles iniciam ou regressam às aulas.
Quando se cruzam comigo no caminho para a Universidade, pergunto-lhes:

- Para onde vão os meninos e as meninas?
- Vamos para as aulas, em vez de ficarmos no Centro sentados, vamos aprender a ser Doutores e mostrar aos mais novos que o saber não tem idade.
- Muito bem, assim é que é respondo eu.

Fico muito contente, afinal o ditado "burro velho não aprende línguas", é mentira.

No final do ano lectivo que passou, a D. Conceição, uma senhora com 72 anos, tirou o Curso de História. Recordo o seu contentamento ao exibir o seu Diploma, dizendo que nunca lhe passou pela cabeça ter um diploma de um curso tirado numa Universidade e eu que toda a minha vida fui uma simples costureira e dona de casa, hoje sou Doutora... até me custa acreditar.

Fica toda orgulhosa quando passo por ela e digo: 

- Bom dia Drª Conceição, como vai?
- Bem obrigado, só tu minha filha dás  valor ao esforço que fiz.

O regresso às aulas dos Seniores.

Sabemos que não vão exercer profissionalmente, mas o saber não ocupa lugar e a idade não os impede de realizar os seus sonhos.

Lamento que a maioria deles não queira ir para a Universidade nem praticar actividade física (dançar, coro coral, jogos, costura, bordados, etc), porque os incentivos (já não tens idade para isto e para aquilo) não são os melhores.

A minha mãe é uma senhora de 83 anos de idade, muito activa que gosta de ir à Missa, ao Centro de Convívio e principalmente ao ensaio do Coro Coral. Eu apoio e incentivo.

Retirei um vídeo do YouTube da comemoração do Dia Nacional das Universidades Seniores, espero que gostem de ver.



Devemos incentivar os nossos familiares idosos a manterem uma actividade, é muito bom para a saúde física, mental e cognitiva.

Com este texto O regresso às aulas dos Seniores, espero ter-vos elucidado em como a terceira idade pode ser vivida de forma activa e feliz. Por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário