quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como prevenir a osteoporose

Como prevenir a osteoporose. A osteoporose é uma doença que diminui substancialmente a massa óssea. Ao diminuir a quantidade de massa óssea, torna os ossos ocos, finos, sensíveis, sujeitos a fracturas.
Faz parte do envelhecimento de todas as pessoas, mas a doença é mais comum nas mulheres após a menopausa, a partir dos 60 anos de idade.
Segundo estudos feitos as crianças cujas mães tenham uma alimentação pouco saudável, que fumam ou que tenham níveis baixos de vitamina D durante a gravidez, têm uma força óssea menor. Isso resulta num maior risco de osteoporose e de fracturas quando ultrapassam os 60 anos de idade.
Comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose no dia 20 de Outubro.

Como prevenir a osteoporose

A osteoporose deve prevenir-se com exercícios físicos, caminhadas ao ar livre, pois o ar livre ajuda à formação de vitamina D, fazer uma alimentação equilibrada que inclua cálcio. É desde a juventude que devemos prevenir as incapacitantes fracturas dos ossos que nos possam atingir na terceira idade.

Vamos falar da nosso orgulho, a atleta na categoria de veteranos Joaquina Flores. Começou aos 49 anos de idade a praticar atletismo. Correu em todo o Mundo. Aos 70 anos é campeã de atletismo do Mundo e da Europa.
Pela sua fama e após ter ganho os 10 mil metros em pista num campeonato do mundo nos Estados Unidos da América, é chamada no estrangeiro de Maria de Portugal. Já participou em 58 provas internacionais e 181 provas nacionais. Possui 17 medalhas de ouro, 17 de prata e 10 de bronze . "É um exemplo de vida e de coragem".


Como constatamos ao vermos o vídeo, a idade não é impedimento para fazermos o que gostamos.

Espero que tenham gostado do texto Como prevenir a osteoporose e do vídeo sobre uma entrevista de Joaquina Flores dada à Sic Notícias. Queiram deixar os vossos comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário