domingo, 26 de junho de 2011

Dia Mundial dos Diabeticos

O Dia Mundial dos Diabeticos assinala-se em Portugal no dia 27 de Junho de 2011.
Para o comemorar retirei um video do Youtube que fala sobre a doença e da sua prevenção.


Espero que tenham gostado do video e por favor façam o vosso comentário sobre o Dia Mundial dos Diabeticos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cuidadores de Idosos - Apoio Domiciliario

Cuidadores de Idosos - Apoio Domiciliário. Depois de termos falado de tantos temas relacionados com os Idosos tais como: Lares, Centros de Dia, Doenças, Apoio a Idosos, Atividades (jogos, dança, coro coral), etc, ainda não falámos dos seus Cuidadores de Apoio Domiciliário.

Hoje resolvi fazê-lo, homenageando assim essa classe trabalhadora (onde eu estou incluída), pois se não fossem ele(a)s não existiam os Lares e os Centros de Dia, ou qualquer outra Instituição que tenha a valência do Serviço Apoio Domiciliário (SAD) em Portugal.

Como em todas as classes de trabalhadores existem excepções, mas no geral são trabalhadoras, (pois maioria são mulheres), que no dia a dia lutam para que os Idosos consigam viver com qualidade de vida nas suas casas com o conforto possível.

O dia de uma cuidadora de Apoio Domiciliário é cheio de obstáculos tais como: a falta de condições de habitação, sem água canalizada, gás, quarto de banho, falta de higiene, idosos rodeados de lixo, acumulação de roupas sujas, falta de higiene pessoal, idosos com o corpo mordido de pulgas, piolhos e ratos, vestuário, roupa de cama, atoalhados, produtos de higiene, medicação e alimentação.
O serviço é diferente daquele  que é feito na Instituição, pois além de cumprirmos com as normas de higiene e segurança, temos que as  adaptar ás condições, gostos e costumes dos utentes.

Cuidadores de Idosos - Apoio Domiciliário

Em algumas casas velhas que não possuem água canalizada dentro delas, é preciso aquecê-la (fogão, fogareiro, ferro próprio, microondas) e lavar o utente em bacias. Noutras como não têm esgoto (WC) e o costume era tomar banho no quintal com um chuveiro improvisado temos de o executar conforme solicitado, quando o idoso tem pouca mobilidade e equilíbrio por falta de uma cadeira ou banco seguros, para lhes darmos banho temos de entrar na banheira ou polivan para ele não cair.

Em certas casas de Idosos falta tudo, principalmente companhia, amor e carinho mesmo aqueles que vivem com familiares.

Para os Idosos que vivem sozinhos, nós somos filhos(as), mãe, companheira, padre ouvindo os seus segredos e alguns na hora da despedida (morte) contam connosco para partir em paz.
Mesmo ouvindo "menina gasta-me a pele, a roupa, o chão, de lavar todos os dias", com um sorriso nos lábios fechamos a porta dizendo até amanhã com a consciência tranquila.

À noite ao deitarmos a cabeça na almofada,  com o corpo cansado e  a alma ferida, somos invadidas por uma sensação boa, a de missão cumprida, mesmo sabendo que não nos dão o valor merecido. O nosso reconhecimento é o sorriso dos idosos  e a alegria  com que somos recebidas no dia seguinte.
 
Felizmente que há Idosos que vivem em boas condições de habitação, rodeados pelos filhos, netos, companheiros, de amor e carinho.
Com este vídeo que retirei do YouTube intitulado "Poema do Idoso", mostro o amor e o carinho que sinto pelos Idosos.


Espero que com este texto que foi uma abordagem muito subtil de como vivem os nossos idosos, tenham ficado elucidadas o quanto é difícil mas gratificante o serviço dos Cuidadores de Idosos - Apoio Domiciliário. Por favor deixem o vosso comentário.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Crochetando com amor

Crochetando com amor. As mulheres idosas nos Lares ou nos Centros de Dia, adoram fazer crochet e bordados, ocupando assim as horas de lazer.

Os passatempos constituem uma forma de repouso e alguns deles contribuem para estimular o gosto pela vida.

Seria ideal que cada pessoa tivesse pelo menos dois passatempos, um que a ocupasse em casa e outro ao ar livre, ambos susceptíveis de lhe dar plena satisfação.

Ao contrário do que muita gente pensa, certos hobbies (passatempos) como a fotografia, a costura, o crochet, os bordados, a pintura, a jardinagem, não são dispendiosos.

Começam por ser uma distracção e chegam a tornar-se lucrativos contribuindo também em grande parte para suavizar a velhice.

Nos Lares e Centro de Dia as mulheres idosas fazem muitos trabalhos em crochet, tais como: enxoval para bebé, picô em panos de cozinha, saquinhos e bolsas para cheiros, mantas, xailes, botinhas para dormir, toalhas de mesa, toalhas de chá, carteiras, pegas de cozinha etc.

Estes artigos feitos pelas mulheres idosas são vendidos na quadra dos Santos Populares e no Natal.
A receita da venda destes artigos é para a aquisição de novo material (panos, linhas, agulhas, lãs) e também na compra de algum aparelho de áudio que faça falta na Instituição.

Desde da confecção até na venda dos artigos,  as mulheres idosas mostram um rosto cheio de amor, alegria, orgulhosas por terem contribuído com o seu trabalho na compra daquele electrodoméstico que tanta falta fazia na sua Instituição.

Retirei um vídeo do YouTube de uma senhora idosa Dona Aurora que adorava fazer crochêt. Esta senhora faleceu com 95 anos lúcida. É  com  muito prazer  que o partilho com vocês.



Espero que as mulheres idosas tenham gostado deste texto "Crochetando com amor" e que não se esqueçam que os passatempos fazem bem à nossa saúde. Por favor deixem o vosso comentário.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Santos Populares e os Idosos

Santos Populares e os Idosos. É uma quadra festiva que todos os portugueses, quer sejam novos ou idosos gostam muito de comemorar. Esta quadra é dedicada a três Santos Populares, Santo António, no dia 13 de Junho, São João no dia 24 de Junho e São Pedro no dia 29 de Junho.

É comemorada nos Lares e Centros de Dia de Portugal com muito entusiasmo e empenho pelos Idosos e trabalhadores.

Todos os Idosos querem participar na confecção dos enfeites utilizados nesta quadra tais como: balões, arcos e manjericos (flor) feitos de papel colorido.

Os salões de convívio e o refeitório são decorados pelos artigos em cima referidos. São organizados concursos  de  marchas, com trajes e música alusivos á quadra.

A sardinha assada e o caldo verde são a comida típica destes dias.

Em Sintra comemora-se o dia de São Pedro como feriado Municipal.

Santos Populares e os Idosos

Pela preferência que os Idosos têm pelo filme A Canção de Lisboa protagonizado pelos inesquecíveis actores  Beatriz Costa e Vasco Santana, com a canção Olh'ó Balão, resolvi partilhá-lo convosco, cujo filme retirei do YouTube.



Espero que tenham gostado deste texto Santos Populares e os Idosos. Por favor deixem o vosso comentário.