terça-feira, 20 de março de 2012

Os idosos foram ao Cinema - Florbela

Os idosos foram ao Cinema - Florbela. No Domingo passado dia 18 de Março levei 4 idosos ao Cinema numa sala de um Centro Comercial da zona de Sintra, para assistirem ao filme da vida de Florbela Espanca.

Eram 3 senhoras uma delas a minha mãe e o Sr. Manuel.
As duas senhoras são colegas e amigas da minha mãe, o Sr. Manuel é meu vizinho, portanto conhecemo-nos alguns anos. Como no dia seguinte era dia do pai e como o Sr.Manuel não tem com quem comemorar o dia, devido ao seu único filho viver muito longe no Brasil e como eu infelizmente já não tenho pai há alguns anos, resolvi assim proporcionar ao Sr.Manuel e a mim própria um dia diferente.

As senhoras iam apreensivas, porque talvez iriam ver cenas chocantes. Acalmei-as dizendo-lhes que não era um filme erótico, mas sim ousado.
Contaram-me também que sempre lhe tinha sido vedado, quer pelos pais e pelos maridos qualquer leitura da obra de Florbela Espanca, mas que sentiam curiosidade em saber como tinha sido a vida atribulada dela.
Sucedeu precisamente o mesmo comigo também me foi vedado até eu ser adulta a leitura de 3 livros, mesmo estando eles na estante da biblioteca da minha avó, claro fechados à chave.
Os Sonetos de Florbela Espanca, por ter sido uma mulher libertina, se ter divorciado 2 vezes, perder-se nas noites de Lisboa, por ter nascido de uma relação adúltera,  fumar e beber muito e principalmente por ter tido uma relação incestuosa com o irmão e também ter posto fim à sua vida.
O Crime do Padre Amaro, por ele ter tido uma relação com uma jovem e quando ela fica grávida quer que ela fizesse um aborto.
O Amor de Perdição, porque conta a história de um amor louco entre dois jovens que por ele morreram.

Mas voltando à ida do Cinema, como os idosos já todos tem mais de 80 anos apeteceu-lhes pipocas e como eu não os podia contrariar e quando é assim mais vale juntar-me a eles, também as comi. As pipocas eram muito saborosas e como já há bastante tempo não as comia, foi como comer um manjar dos Deus.

Constatei realmente que a vida de Florbela Espanca não foi fácil, foi violentada físicamente pelo segundo marido, sofreu dois abortos espontâneos, apesar de querer muito ser mãe, não foi registada pelo pai, mesmo sendo criada por ele, que gostava das noites de Lisboa e do perigo que isso envolvia, fumava e bebia muito, era muito orgulhosa e desejava muito ser alguém, para além dos limites do seu mundo e do seu tempo, uma pessoa insatisfeita com a vida que tinha. Tinha com o irmão uma relação de cumpliicidade e de solidariedade e um amor direi maternal. Após a morte de seu irmão Apeles a dor e a tristeza foram invadindo a sua vida e após três anos morreu em Matosinhos.

Depois de 19 anos da sua morte muito contrariado quase obrigado pelos habitantes de Évora na altura da transladação de Matosinhos para Évora dos seus restos mortais  e à cerimónia de inauguração de um busto da poetisa, que ele a  perfilhou.

No final as senhoras comentaram não era assim tão chocante e que vida tão díficil cheia de sofrimento que ela teve.

Foi uma tarde agradável e bem passada que espero repetir mais vezes.

Espero que goste deste meu texto Os idosos foram ao Cinema - Florbela.





2 comentários:

  1. Foi uma boa iniciativa. Sempre foi um dia diferente e pelos vistos muito bem passado :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Foi mesmo um dia muito agradável.
    Tento sempre proporcionar aos idosos dias felizes e diferentes, quer sejam utentes do centro ou não.
    Obrigado mais uma vez pela sua visita.

    ResponderEliminar