domingo, 22 de novembro de 2009

Depressao do idoso e os cuidados a ter

Depressão do idoso e os cuidados a ter.

A depressão no idoso é muito vulgar na idade avançada, pelo que se deve conhecer os sintomas.

A depressão no idoso é difícil de detectar porque o idoso não se queixa, mas os familiares atentos começam a aperceber-se da sua existência. Assim, uma pessoa idosa pode começar a desleixar-se tanto em relação a si própria como à sua casa. Pode também começar a perder peso ou a não ter o cuidado de tomar os medicamentos que lhe foram receitados. Os familiares devem em primeiro lugar tentar resolver os problemas dessa pessoa e dar-lhe todo o amor e amparo possíveis.

A colaboração de um sacerdote pode muitas vezes ser eficaz. Se o estado depressivo se mantiver, deve procurar-se a ajuda de um médico.

Várias pessoas de idade não têm medo da morte. Algumas chegam a dizer que anseiam por ela e que quando se vão deitar à noite, esperam não voltar a acordar.

Se uma pessoa de idade avançada disser que está a pensar em se suicidar, deve procurar-se imediatamente a ajuda de um médico.

Muitas vezes acontece uma pessoa idosa, que está com dificuldades evidentes, dizer que está bem e recusar as ofertas de auxilio ou até mesmo não querer admitir que tem qualquer problema. Esta atitude é com frequência, uma forma de combater a depressão, o medo, a ansiedade ou os sentimentos de desespero.

Eis alguns sintomas de depressão do idoso:

- Queixas de falta de memória.
- Igual perturbação da memória a curto prazo e da memória a longo prazo.
- Respostas de "Sei lá" com performances variáveis.

A gravidade da depressão é avaliada pelas seguintes áreas: sono, apetite, sintomas de hipocondria, sentimentos de fraco amor próprio, ansiedade, culpas. Quaisquer queixas físicas devem ser exaustivamente investigadas.

Espero ter contribuído na compreensão que devem ter se o vosso familiar estiver com uma depressão do idoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário