domingo, 22 de novembro de 2009

Cuidados a ter com os idosos


Cuidados a ter com os idosos e o apoio a prestar.

Os temores dos idosos

As pessoas de idade têm no geral menos receio da morte que os mais novos, mas têm muitos outros temores. Um dos principais e mais vulgares é o medo de serem colocados num Lar da Terceira Idade e este facto pode levar um idoso a não querer admitir que sofre de qualquer doença ou distúrbio. O receio de cair e de não conseguir erguer-se de novo leva frequentemente uma pessoa idosa a não querer levantar-se da sua cadeira. A cegueira é outro temor muito vulgar, principalmente entre os que sentem diminuir a visão. O medo da deterioração das faculdades mentais também pode causar ansiedade e depressão.

O receio da solidão e do isolamento reduzem, com frequência, a motivação de uma pessoa de idade avançada para querer melhorar e tornar-se independente. Enquanto estiver incapacitada, dependerá de terceiros e receberá visitas, tais como as de uma enfermeira ou de alguma funcionária dum Centro de Dia que tenha a valência de Apoio Domiciliário, que a ajude nas tarefas do dia a dia, e teme perdê-las se conseguir ser auto-suficiente.

É indispensável descobrir se existem alguns destes temores e em caso afirmativo, tranquilizar a pessoa idosa na medida do possível, se necessário pedir ajuda a alguém cuja opinião ela respeite.

As pessoas de idade avançada são mais pessimistas que as mais novas. Em parte porque consideram que os seus problemas se devem à idade e são, consequentemente, irreversíveis. No entanto, e com frequência, esse pessimismo deve-se ao facto de se aperceberem de que começam a ter limitações e de terem perdido a confiança em si próprias e na capacidade de fazerem coisas novas e diferentes.

Algumas também podem ter sofrido a experiência de promessas de apoio não cumpridas, e assim não acreditam em novas promessas que lhe sejam feitas.

Os familiares devem estar atentos aos sinais enviados pelos entes queridos.

Se tem algum familiar ou amigo que esteja a precisar destes Serviços no domicilio, queira contactar através deste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário