domingo, 9 de agosto de 2009

Apoios a idosos acamados,


Apoio a Idosos no Blog Lar de Idosos. Eis alguns conselhos com a função de ajudar os familiares que têm idosos doentes a seu cargo, a cuidá-los da melhor forma possível. Siga as nossas sugestões. Proporcione uma boa qualidade de vida ao idoso.

Apoio a Idosos

1 - NA CAMA

O idoso doente acamado, ou que permanece muito tempo na cama, tem muitos problemas, tais como o posicionamento, a toma das refeições, e a higiene.

É essencial não permanecer sempre na mesma posição, tem de se mudar de 3 em 3 horas, para evitar pressões, em determinadas zonas do corpo. Essas pressões podem originar úlceras de pressão (escaras), que muitas vezes são difíceis de tratar.

Existem colchões anti-escaras que ajudam a prevenir as escaras e ajudam a curá-las, os melhores e mais baratos são os de pressão alternada, pois têm ciclos alternados de pressão, fazendo artificialmente, uma mudança constante da posição do corpo.

Os benefícios do bom posicionamento na cama são:

  • Evitar a deformação das articulações;
  • Melhorar a respiração;
  • Diminuir o cansaço;
  • Promover o conforto;
  • Prevenir a espastidade;
  • Aumentar a capacidade para desempenhar determinadas funções;
  • Facilitar o movimento normal.

2 - HIGIENE PESSOAL E BANHO

No Banho ou Higiene Pessoal dum idoso doente é quase sempre uma dor de cabeça para o cuidador, pode ser feito na cama ou no WC, tanto uma maneira como a outra não são nada fáceis.

Se o Banho for no WC, tem de transferir o idoso doente da cama para uma cadeira de rodas. Depois posicioná-lo no local do banho (banheira ou poliban). A seguir fazer a higiene. Na higiene deverá utilizar um sabão neutro que não modifique o PH da pele, secá-lo muito bem, usar um creme hidratante. Se o idoso doente usar fraldas necessita de 2 a 4 fraldas por dia. Transferi-lo novamente para a cama.

A cama pode ajudar ou prejudicar o idoso doente. Uma cama Hospitalar tripartida é não só mais cómoda para o doente, como facilita muito o cuidador na alimentação e no posicionamento do doente, e para quem tenha possibilidades financeiras é melhor adquirir uma cama eléctrica de altura variável, que baixa até à altura duma cadeira de rodas, melhorando a transferência, e subindo para que a Higiene pessoal do idoso doente seja feita pelo cuidador com mais qualidade proporcionando ao idoso um melhor conforto.


Utensílios Técnicos (Apoios Técnicos)

1 - Cadeira de rodas;
2 - Cadeira de Banho com rodas (vai directamente ao poliban);
3 - Cadeira de Banho rotativa ( É colocada na banheira na parte de cima);
4 - Tábua de Banho ( É colocada em cima da banheira).

Ter um idoso doente acamado na sua própria casa é uma preocupação para os familiares, seguindo estes conselhos o apoio será feito com a qualidade necessária,e a preocupação reduzida.

Efeitos do calor na Qualidade de Vida do Idoso


Efeitos do Calor na Qualidade de Vida do Idoso. Quais os cuidados que devem ter em conta nesta época de Verão, relativamente ao Sol e aos seus efeitos na saúde do idoso. O Blog Lar de Idosos, a pensar na época em que nos encontramos, alerta para:

Efeitos do Calor no Idoso

Verão, Calor, Sol e Alergias

Tente proteger-se sempre dos raios solares e não só durante o Verão. Os raios ultra-violeta de que a sua pele é alvo diariamente enquanto passeia, o deslocar-se para o trabalho, ir às compras são maus, quer seja no Verão ou no Inverno. Tente sempre usar diariamente um creme hidratante com filtros solares. Hoje em dia existem cremes de dia e até alguns produtos de maquilhagem que contêm filtros solares na sua fórmula, pelos quais é fácil garantir a protecção da sua pele.

O Sol e as Alergias

São várias as manifestações de alergia ao Sol, sendo as mais frequentes e as mais incómodas, a urticária solar, as lesões de fotossensibilidade a medicamentos e as queimaduras solares. Estas reacções podem surgir após alguns minutos da exposição ao sol ou demorar algumas horas a aparecerem. Nos casos mais graves, podem chegar a ocorrer tonturas e náuseas.
Também pode aparecer alterações da coloração da pele, as aranhas vasculares e pele de superfície áspera, com manchas dispersas.

A reacção de fotossensibilidade a medicamentos, surge por ingestão ou mesmo na aplicação na pele de remédios.

Como constataram é muito prejudicial a exposição do nosso corpo ao Sol. Lembre-se e cumpra estes conselhos.

Se o/a leitor/a tiver alguma questão relacionada com o efeito do calor no idoso, ou as causas/consequências da exposição solar nas pessoas idosas, ou os efeitos do calor nos idosos deixe o seu comentário.