domingo, 9 de agosto de 2009

Apoios a idosos acamados,


Apoio a Idosos no Blog Lar de Idosos. Eis alguns conselhos com a função de ajudar os familiares que têm idosos doentes a seu cargo, a cuidá-los da melhor forma possível. Siga as nossas sugestões. Proporcione uma boa qualidade de vida ao idoso.

Apoio a Idosos

1 - NA CAMA

O idoso doente acamado, ou que permanece muito tempo na cama, tem muitos problemas, tais como o posicionamento, a toma das refeições, e a higiene.

É essencial não permanecer sempre na mesma posição, tem de se mudar de 3 em 3 horas, para evitar pressões, em determinadas zonas do corpo. Essas pressões podem originar úlceras de pressão (escaras), que muitas vezes são difíceis de tratar.

Existem colchões anti-escaras que ajudam a prevenir as escaras e ajudam a curá-las, os melhores e mais baratos são os de pressão alternada, pois têm ciclos alternados de pressão, fazendo artificialmente, uma mudança constante da posição do corpo.

Os benefícios do bom posicionamento na cama são:

  • Evitar a deformação das articulações;
  • Melhorar a respiração;
  • Diminuir o cansaço;
  • Promover o conforto;
  • Prevenir a espastidade;
  • Aumentar a capacidade para desempenhar determinadas funções;
  • Facilitar o movimento normal.

2 - HIGIENE PESSOAL E BANHO

No Banho ou Higiene Pessoal dum idoso doente é quase sempre uma dor de cabeça para o cuidador, pode ser feito na cama ou no WC, tanto uma maneira como a outra não são nada fáceis.

Se o Banho for no WC, tem de transferir o idoso doente da cama para uma cadeira de rodas. Depois posicioná-lo no local do banho (banheira ou poliban). A seguir fazer a higiene. Na higiene deverá utilizar um sabão neutro que não modifique o PH da pele, secá-lo muito bem, usar um creme hidratante. Se o idoso doente usar fraldas necessita de 2 a 4 fraldas por dia. Transferi-lo novamente para a cama.

A cama pode ajudar ou prejudicar o idoso doente. Uma cama Hospitalar tripartida é não só mais cómoda para o doente, como facilita muito o cuidador na alimentação e no posicionamento do doente, e para quem tenha possibilidades financeiras é melhor adquirir uma cama eléctrica de altura variável, que baixa até à altura duma cadeira de rodas, melhorando a transferência, e subindo para que a Higiene pessoal do idoso doente seja feita pelo cuidador com mais qualidade proporcionando ao idoso um melhor conforto.


Utensílios Técnicos (Apoios Técnicos)

1 - Cadeira de rodas;
2 - Cadeira de Banho com rodas (vai directamente ao poliban);
3 - Cadeira de Banho rotativa ( É colocada na banheira na parte de cima);
4 - Tábua de Banho ( É colocada em cima da banheira).

Ter um idoso doente acamado na sua própria casa é uma preocupação para os familiares, seguindo estes conselhos o apoio será feito com a qualidade necessária,e a preocupação reduzida.

Sem comentários:

Enviar um comentário