quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dia Mundial da Doenca de Alzheimer

Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Este dia comemora-se no próximo dia 21 de Setembro de 2011. A doença de Alzheimer ainda não tem cura e o que é possível fazer é retardar a progressão da doença, o que se faz com remédios que actuam sobre uma substância cerebral que participa do processo de distribuição dos impulsos nervosos, e que ajuda a fazer a comunicação entre os neurónios.
É muito importante detectá-la o quanto antes. Hoje em dia o diagnóstico é feito a partir de uma avaliação clínica, testes de memória e um exame de ressonância magnética. Por tudo isto hoje em dia existe uma corrida da ciência à procura de substâncias específicas que sirvam como indicadores deste mal.

Cientistas do Rush University Medical Center deram um passo importante, ao concluírem que a análise da anatomia do cérebro permite prever a doença de Alzheimer com uma década de antecedência. "Eles observaram que as pessoas com algumas áreas do cérebro mais finas teriam três vezes mais hipóteses de desenvolver a doença".

Sintomas: No inicio o doente apresenta alterações de memória, da personalidade e no comprometimento das habilidades motoras e visuais, depois, surge a dificuldade em falar, realizar tarefas fáceis e coordenar movimentos, fica agitado e tem insónias, a seguir tem resistência em planear, executar tarefas, tornando-se incapacitado, e por último na fase avançada, o doente não fala, sente dor ao engolir e fica susceptível a infecções.
Dia Mundial da Doença de Alzheimer
O nosso cérebro tem cerca de 100 biliões de neurónios interligados, que formam redes responsáveis por inúmeras tarefas. A doença de Alzheimer, tal como outras doenças que levam à demência provoca a morte dos neurónios. O cérebro com esta doença fica encolhido, devido à destruição das células nervosas, havendo assim  uma perda de tecido. A diminuição  do córtex (que representa a área cinzenta e superficial do cérebro), danifica as regiões ligadas aos pensamentos, controlo de movimentos e lembranças.

Com este meu texto sobre o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, espero motivá-los para fazerem exercícios diários de estimulação da cognição e da memória, pois eles ajudam a retardar a perdas das capacidades cognitivas ex: exercício físico, jogos, dançar, ouvir música, fazer puzzles, palavras cruzadas etc. E por favor não se esqueçam de deixar o vosso comentário.

2 comentários:

  1. Boa tarde
    Gostei particularmente de ler aqui tantos esclarecimentos e conselhos sobre esta doença que, confesso, me assusta..Não tanto por mim, mas pela possibilidade de os que amo possam ser atingidos por ela.
    Impossibilitados de prever na totalidade, os conselhos que aqui deixa ajudam e mostram que, pelo menos,alguma prevenção é possível.
    Obrigada
    MartaM

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta!
    Obrigado pela sua visita e pelas suas palavras.
    Infelizmente a doença de Alzheimer, assusta e preocupa toda a gente.É uma doença que gosta das pessoas sedentárias. A sua prevenção será fazer todos os dias exercícios de memória, atividade física e uma alimentação cuidada.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar