quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Atividades para a Terceira Idade

Atividades para a Terceira Idade. Existem pessoas na Terceira Idade que acham que não conseguem concentrar-se em algo. No entanto, a partir do momento em que lhes é proposto uma atividade simples, como a confecção de um bolo, o seu pensamento passa a focar-se nessa atividade e o desânimo passa a felicidade.

Nesta altura do ano, com a chegada da chuva e do frio, os idosos começam a apresentar sintomas de constipação. O organismo precisa de obter vitaminas e minerais. Para isso nada melhor que comer citrinos, já que estes são muitos ricos em vitamina C, fibras solúveis e insolúveis e potássio, permitindo uma protecção mais eficaz contra as infecções respiratórias.

Hoje os utentes do Centro de Dia vão até à cozinha fazer um Pudim de Limão e uma Tarte de Limão.

Como sempre serão servidos no Lanche. Todos os utentes irão comê-los com excepção dos utentes diabéticos.

Receita do Pudim de Limão

Ingredientes

6 Ovos, 12 folhas de gelatina branca, sumo de 6 limões, 400grs de açúcar.

Confecção

Espremer os 6 limões, passar por um coador de rede e ao sumo obtido junte água até obter 1 litro. Bata as gemas demoradamente com o açúcar. Dissolva as folhas de gelatina num pouco de água quente e misture pouco a pouco ao sumo de limão. Deite este liquido através de um passador sobre as gemas, misturando muito bem. Coloque a tigela no frigorífico durante cerca de meia hora. Retire do frigorífico e volte a bater a mistura que, entretanto deve ter ficado espessa. Bata então as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior. Ponha numa forma passada por água fria e leve ao frigorífico de preferência de um dia para o outro.
Desenforme e sirva fresco, acompanhado com natas batidas, enfeitado com rodelas de limão.

Tarte de Limão

Ingredientes para a Massa

125grs de manteiga, 125grs de açúcar, 1 ovo, 260grs de farinha
Recheio

1 lata de leite condensado, 7 dl de leite, 1 pitada de sal fino, raspa de 1 limão, 5 gemas, 3c. (sopa) de farinha Maisena

Cobertura

300grs de doce de pêra de compra

Decoração

Rodelas de limão

Confecção

Para a massa, amasse a manteiga com o açúcar. Junte o ovo e a farinha e amasse muito bem. Coloque no frio. Para o recheio misture bem os ingredientes com uma vara de arames. Leve ao lume mexendo sempre,deixando ferver até engrossar. Retire do lume e deixe amornar. Tenda a massa com ajuda de um rolo e forre uma tarteira com 20cm de diâmetro, de fundo móvel. Espalhe o recheio por cima e leve ao forno, a 190ºC, por 35 minutos. Deixe arrefecer, cubra com o doce e decore-a com rodelas de limão. Sirva fresca.

Ficaram assim com este aspecto delicioso.




Não se esqueçam os prazeres que a vida nos oferece são essenciais para o bem estar do ser humano, quanto mais Atividades para a Terceira Idade praticarmos mais tranquilidade temos, evitando que o stress tome conta de nós.  Se tiverem dúvidas por favor deixem o vosso comentário.

2 comentários:

  1. Mas que belas sobremessas.
    Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita. São duas sobremesas que adoro.
    E os idosos adoraram confeccioná-las. É uma maneira de descomprimir e de ocupação.

    ResponderEliminar