domingo, 17 de junho de 2012

Como se deve preparar e encarar o envelhecimento

O Envelhecimento, nos seres vivos, é o processo de desgaste do corpo, depois de atingida a idade adulta. Ora, sabemos que a fonte da juventude é uma utopia e, certamente, as pessoas que perseguem tal ideal sofrem de muitas angústias, pois, recusam-se a encarar a realidade afinal, ninguém é tão velho que não acredite poder viver ao menos mais algum tempo. Deve-se pensar, portanto, em envelhecer com qualidade e evitarmos, assim, as contínuas mortes de direitos e deveres do quotidiano é, principalmente, o olhar do outro que aponta nosso envelhecimento. E é comum reconhecermos o envelhecimento, pois, anuncia-se em termos de estética.
O envelhecimento é um processo natural da vida e devemos encará-lo de forma positiva. Se nos acontece a nós não devemos estranhá-lo nas outras pessoas.
Este mês no Centro de Dia há aulas de formação. As formações servem para adquirir conhecimentos sobre o envelhecimento, as doenças, os cuidados da vida diária dos idosos, a atitude que devemos ter e a motivação pela qual queremos cuidar de idosos.
Vamos falar de um testemunho que é muito utilizado nas aulas de Formação em Geriatria de uma magnifica  actriz,  já falecida, como ela encarava o envelhecimento.

"A Velhice não me assusta. É uma coisa natural da nossa vida. Construí a minha carreira nessa base de me ir adaptando à idade que vou tendo. E digo sempre a minha idade, não escondo nada, às vezes brinco, "Olhe, tenho 25 anos, quer dizer 25 em cada pé...". Acho que não ter medo da velhice é uma das minhas virtudes. Cada idade tem a sua beleza própria. As pessoas podem fazer coisas muito bonitas aos 18 anos, aos 60 ou aos 70 anos."
Ivone Silva.

As formações são muito importantes ensinam como se deve preparar e encarar o envelhecimento.


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário