sábado, 12 de janeiro de 2013

Sintomas e causas da doenca de Parkinson

Alguns utentes do Centro de Dia padecem da doença de Parkinson, por isso, hoje resolvi falar dessa doença. É uma doença pela qual tenho um certo respeito e ao mesmo tempo um pavor de  um dia vir a sofrer dela.

 A doença de Parkinson também é conhecida por paralisia agitante na medicina, é uma doença degenerativa do sistema nervoso central (cérebro).
Deve o seu nome ao médico britânico JAMES PARKINSON que a descobriu em 1817.

QUAIS AS CAUSAS DA DOENÇA PARKINSON? A doença de Parkinson é um efeito natural do envelhecimento do organismo, mas felizmente não afecta todas as pessoas e está associada à velhice. Mas infelizmente está surgir cada vez mais cedo em certas pessoas.

A doença também pode ter origem na intoxicação por produtos químicos, como o óxido e sulfureto de carbono e o magnésio.

Também certas drogas, como a fenotiazina, a promazia e algumas reserpinas, podem ser responsáveis pela doença.

Já houve casos em que ex-praticantes de boxe acabaram por vir a padecer desta doença, como efeito dos repetidos golpes que receberam na cabeça.

QUAIS OS SINTOMAS DA DOENÇA PARKINSON? 
O primeiro sintoma pode ser a rigidez muscular, que afecta principalmente o tronco e os braços. Surge um ligeiro tremor na mão ou no pé direito. Ao mesmo tempo que se manifestam os tremores, rápidos e contínuos, também se nota a ausência dos chamados movimentos associados, ou seja, os movimentos de vaivém dos braços ao caminhar e os movimentos da mímica facial. Também acontece a dificuldade de efectuar movimentos simples, como caminhar ou levantar os braços. Estes movimentos são executados com lentidão e com insegurança (bradicinesia).
Em fases muito avançadas da doença, pode surgir a perda total dos movimentos, uma paralisação quase completa (acinesia).
Um dos sintomas da doença, em estado avançado é a falta de clareza na linguagem e na escrita. O paciente fala com dificuldade, com "arranques", e a escrita converte-se em micrografia, ou seja, a utilização de uma letra muito pequena. Também começa a babar-se (sialorreia). Os silêncios e suspiros tornam-se também muito frequentes, sintoma de perda de fluência da fala.

O tratamento cirúrgico é o tratamento mais eficaz, existindo algumas intervenções que ao actuarem sobre os centros nervosos afectados, impedem o aparecimento dos tremores. São operações de alto risco, mas muito eficazes, se bem que não sejam indicadas para todos os casos.

Sem comentários:

Enviar um comentário