segunda-feira, 24 de junho de 2013

O dia de São de Pedro no Centro de Dia



O dia de São Pedro no Centro de Dia. S. Pedro era um pescador de origem humilde que cativou os seus devotos pela sua história pessoal, a de ter deixado a sua família para seguir Jesus Cristo. Além de ser Apóstolo de Cristo foi o fundador da Igreja Católica, sendo o seu primeiro Papa.
São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo a seu pedido pois sentiu que não era digno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus Cristo (com os pés para baixo). 

Depois da sua morte, São Pedro foi nomeado chaveiro do céu. Assim , para entrar no paraíso é necessário que o Santo abra as portas.Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover.

Em Portugal é um dos seus Santos Populares, que comemoramos a 29 de Junho. 
Em Sintra, neste dia comemora-se o feriado Municipal.

A Direção do Centro de Dia organiza um lanche convívio para os seus utentes e convidados.

O salão de festas enche-se de cor: balões, arcos, manjericos e a quermese, com artigos confecionados pelas nossas idosas.
O cheiro da sardinha assada e do caldo verde convida a comer e a uma  boa conversa à mesa, acompanhados de um bom vinho.

Não falta a música, o desfile dos idosos dançando ao som das músicas das marchas populares.  No final é eleito o melhor par de dançarinos. 

O dia de São Pedro no Centro de Dia. Esta comemoração é muito importante para os idosos, promove a socialização, combatendo o isolamento e a falta de exercício físico.







 








Sem comentários:

Enviar um comentário