terça-feira, 11 de junho de 2013

O Dia Nacional da Luta contra a Dor

O Dia Nacional da Luta Contra a Dor. Este ano celebra-se a 14 de Junho de 2013. 

A dor funciona como um sinal de alarme que o corpo envia ao cérebro, a dizer que algo está mal no corpo.

" Que o alívio da dor seja reconhecido como um direito e também como objetivo geral na melhoria da prestação de cuidados de saúde".

Já dizia Selma Lagerloft  "Ninguém pode livrar os homens da dor, mas será bendito aquele que fizer renascer neles a coragem para suportá-la"

Neste dia é o que devemos fazer, renascer nos doentes a coragem para suportar a doença, através de visitas aos hospitalizados, em especial os do IPO e os dos Cuidados Paliativos, que  tanto sofrem, levando- lhes carinho, amor e apoio.
 
Todos nós temos um familiar, amigo, vizinho que os dias para eles são cheios de dor, sem risos, com chuva. Devemos visitá-los e dar-lhes força para o dia, conforto para as lágrimas e luz para o caminho.

Se for o seu caso, uma sugestão para ajudar a controlar a sua dor 

Existem  algumas estratégias que pode utilizar para ajudar a controlar a sua dor, como a distração e o relaxamento, que inclui a respiração diafragmática:

1 - Sente-se confortavelmente num local calmo e feche os olhos;
2 - Coloque uma mão sobre o tórax e outra sobre o abdomen;
3 - Inspire (encha o peito de ar) e expire (deite o ar fora) lentamente, tentando qual a mão que mais se movimenta;
4 - Tente fazer com que a mão que mais se movimenta durante a inspiração seja a que está colocada no abdomen. Repita várias vezes.

O Dia Nacional da Luta contra a Dor. Neste dia tão especial  devemos ir caminhando e semeando, pois só assim  teremos a certeza o que um dia vamos colher. 


 .





 .

Sem comentários:

Enviar um comentário