quarta-feira, 21 de maio de 2014

Maus tratos ao Idoso



Maus tratos ao Idoso, é um tema desagradável e feio de se falar, para o diminuir temos de falar nele e até gritar ao Mundo se for preciso.
Como  profissional na área de cuidar de idosos não ficaria de bem comigo se o não fizesse, eles existem e infelizmente cada vez mais.
Ontem fiquei chocada quando ouvi num programa da TVI que uma senhora idosa tinha sido amarrada com violência, ficando sem pele, num desses muitos Lares ilegais existentes no nosso país. O motivo foi ter pedido comida, porque tinha fome.
Estes Lares ou depósitos nunca deviam existir, deveria haver mais fiscalização, e a existente ser mais atenta. Quando os fecham, os donos deveriam ser proibidos de abrir outros e de exercer qualquer atividade, as funcionárias que trabalham neles também deveriam ser banidas desta área porque comungaram com os donos nestas barbaridades. A crise e o salário no fim do mês não pode ser desculpa para tudo.
No programa o Manuel Luís Goucha disse" que algumas funcionárias gozam com a falta de mobilidade dos idosos". Lamento dizer-vos que é verdade, para essas funcionárias tudo é motivo de chacota, desprezo, nojo ou obtenção de algum dinheiro. E porquê?
Porque infelizmente admitem funcionárias sem formação na área, não se colocam no lugar do idoso e não sentem paixão pela profissão e são péssimos seres humanos.
Para os donos ou  presidentes estes cargos são um cartão de visita. Onde só conta o fator dinheiro, tudo é medido em cifrões.
Como é que os utentes podem ser tratados com amor e respeito, boa alimentação (chegam a servir comida estragada), boas instalações e camas (alguns no chão) se eles não respeitam as suas funcionárias subcarregando-as com excesso de tarefas pesadas, sozinhas, quando a Segurança Social obriga a trabalharem duas, com salários baixos trabalhando por vezes 10 ou 12 horas por dia, sem retribuição pelas horas extras, sem folgas. sem ferramentas para as auxiliar nas tarefas e muitas vezes sem luvas para executarem a higiene pessoal aos utentes.
Quando estas situações são denunciadas preferem pagar as respectivas multas, fazem obras, mas continuam a infringir, nada muda.
É raro uma funcionária de apoio domiciliário a idosos trabalhar até à idade da reforma, muito antes, pede a reforma por ter sido operada à coluna pelo excesso de esforço.
Felizmente que ainda existem Lares, Instituições onde o utente é tratado com carinho e respeito que merece, com funcionárias competentes, credenciadas e afáveis para os idosos, onde eu tive o prazer de trabalhar e me sentir bem. Já outras  em que trabalhei tive desprazer e vontade que elas acabassem, onde as funcionárias comungavam com a Direção em tudo que era mau.
Estas pessoas esquecem-se do seguinte: O rumo que a nossa sociedade está a levar, quando chegarem a velhos vão ser tratados da mesma maneira ou pior.
Maus tratos ao Idoso. Um conselho que dou a essas pessoas quando se sentirem frustradas batam em sacos de boxe em vez de usarem pessoas indefesas, e se sentirem ofendidas com o que escrevi, que foi muito leve para aquilo que vi, é porque a carapuça lhes assentou na perfeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário