sábado, 31 de maio de 2014

Ativividade Coro Coral

Atividade Coro Coral. No passado dia 27 e 28 de Maio de 2014 realizou-se no auditório Jorge Sampaio, Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra o XXII Encontro de Grupos Corais de Reformados e Idosos do Concelho de Sintra.
Cantaram e encantaram 31 Grupos do nosso belo Concelho de Sintra.
O Centro de Dia ainda não conseguiu reunir um grupo de boas vozes para se fazer representar, limitou-se a apoiar os seus amigos e parceiros.
Todos estiveram muito bem, mas houve alguns que se destacaram, sendo  aplaudidos de pé durante alguns minutos. 
Foram:
1 - Grupo Coral "Flores do Monte " do Centro de Convívio da Terceira Idade da Paróquia de Nossa Senhora da Fé;
2 - Grupo Coral da Associação de Idosos, Pensionistas e Reformados do Mucifal;
3 - Grupo Coral da Universidade Sénior Intergeracional de Agualva e Mira-Sintra;
4 - Grupo Coral do Centro Social de Pero Pinheiro.






Atividade Coro Coral. Neste encontro de Coros não houve vencedor, celebrou-se apenas o gosto pelo canto e principalmente a amizade, acrescentando uns aos outros momentos de alegria e de sentimentos.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Maus tratos ao Idoso



Maus tratos ao Idoso, é um tema desagradável e feio de se falar, para o diminuir temos de falar nele e até gritar ao Mundo se for preciso.
Como  profissional na área de cuidar de idosos não ficaria de bem comigo se o não fizesse, eles existem e infelizmente cada vez mais.
Ontem fiquei chocada quando ouvi num programa da TVI que uma senhora idosa tinha sido amarrada com violência, ficando sem pele, num desses muitos Lares ilegais existentes no nosso país. O motivo foi ter pedido comida, porque tinha fome.
Estes Lares ou depósitos nunca deviam existir, deveria haver mais fiscalização, e a existente ser mais atenta. Quando os fecham, os donos deveriam ser proibidos de abrir outros e de exercer qualquer atividade, as funcionárias que trabalham neles também deveriam ser banidas desta área porque comungaram com os donos nestas barbaridades. A crise e o salário no fim do mês não pode ser desculpa para tudo.
No programa o Manuel Luís Goucha disse" que algumas funcionárias gozam com a falta de mobilidade dos idosos". Lamento dizer-vos que é verdade, para essas funcionárias tudo é motivo de chacota, desprezo, nojo ou obtenção de algum dinheiro. E porquê?
Porque infelizmente admitem funcionárias sem formação na área, não se colocam no lugar do idoso e não sentem paixão pela profissão e são péssimos seres humanos.
Para os donos ou  presidentes estes cargos são um cartão de visita. Onde só conta o fator dinheiro, tudo é medido em cifrões.
Como é que os utentes podem ser tratados com amor e respeito, boa alimentação (chegam a servir comida estragada), boas instalações e camas (alguns no chão) se eles não respeitam as suas funcionárias subcarregando-as com excesso de tarefas pesadas, sozinhas, quando a Segurança Social obriga a trabalharem duas, com salários baixos trabalhando por vezes 10 ou 12 horas por dia, sem retribuição pelas horas extras, sem folgas. sem ferramentas para as auxiliar nas tarefas e muitas vezes sem luvas para executarem a higiene pessoal aos utentes.
Quando estas situações são denunciadas preferem pagar as respectivas multas, fazem obras, mas continuam a infringir, nada muda.
É raro uma funcionária de apoio domiciliário a idosos trabalhar até à idade da reforma, muito antes, pede a reforma por ter sido operada à coluna pelo excesso de esforço.
Felizmente que ainda existem Lares, Instituições onde o utente é tratado com carinho e respeito que merece, com funcionárias competentes, credenciadas e afáveis para os idosos, onde eu tive o prazer de trabalhar e me sentir bem. Já outras  em que trabalhei tive desprazer e vontade que elas acabassem, onde as funcionárias comungavam com a Direção em tudo que era mau.
Estas pessoas esquecem-se do seguinte: O rumo que a nossa sociedade está a levar, quando chegarem a velhos vão ser tratados da mesma maneira ou pior.
Maus tratos ao Idoso. Um conselho que dou a essas pessoas quando se sentirem frustradas batam em sacos de boxe em vez de usarem pessoas indefesas, e se sentirem ofendidas com o que escrevi, que foi muito leve para aquilo que vi, é porque a carapuça lhes assentou na perfeição.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Comida saudavel para idosos



Comida saudavel para idosos. Quanto mais variada for a alimentação dos idosos, melhor. Optar por hábitos alimentares mais saudáveis não significa deixar de comer aqueles alimentos menos saudáveis que tanto eles gostam. O importante é que esse consumo não seja a regra do dia-a-dia alimentar.
Os utentes do Centro de Dia ontem foram para a cozinha como atividade confecionar um quiche de espinafres. Uma receita saudável temperada à sua maneira, com pouco sal, ao gosto de verdadeiros chefes.

Comida saudavel para idosos.
Receita da massa areada:
- 250 grs de farinha;
- 1 ovo;
- 100 g de margarina;
- água morna q.b.
Faz-se a massa e deixa-se descansar enquanto se prepara o recheio.
Ingredientes:
- 1 Kg de  espinafres;
- 4 ovos;
- 1 pacote de natas light;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- queijo ralado q.b;
- salsa picada q.b.;
- 6 salsichas de peru frescas;
- pimenta preta q.b.
- sal q.b.
Numa frigideira tostam-se as salsichas em pouco azeite e reserve.

Pica-se a cebola, os alhos que vão ao lume com as 3 colheres de sopa de azeite até a cebola ficar transparente, junta-se a salsa picada e os espinafres que se salteiam.
Forra-se uma tarteira com a massa areada e coloca-se os espinafres, escorridos e as salsichas de peru.
Batem-se as natas com os ovos, tempera-se com o sal e a pimenta preta. Polvilha-se com o queijo ralado e vai ao forno.
Acompanha com uma boa salada mista.
Comida saudavel para idosos. Comida feita pelos utentes tem mais sabor, a atividade em si provoca um estimulo e o resultado é um misto de amor e sabor.




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Agradecimento aos visitantes e seguidores do blog



AGRADECIMENTO:
Nesta data atingimos mais de 120 mil visitas.
Queremos agradecer muito a vocês que estão sempre aqui, acompanhando, visitando, lendo, comentando (ou não), enfim, prestigiando-nos.
Sejam sempre bem-vindos.
Este blog é meu, é seu, é nosso!

Terapia Ocupacional para idosas

Terapia Ocupacional para idosas. Fazer tricô e croché além de ser um passatempo, acalma, previne o Alzheimer e Parkinson, alivia o stress, a depressão e a ansiedade. Pesquisas comprovam que o hábito de fazer tricô e croché melhora a autoestima das idosas. Ao sentirem-se capazes de produzir algo a partir de uma linha e uma agulha, os impactos do envelhecimento diminuem. "Esta atividade é uma ótima ferramenta de recuperação psicológica, social e imunológico.
Permite a libertação de emoções, a melhoria da comunicação e autoimagem e a redescoberta do seu potencial criativo".
No Brasil alguns Hospitais adotaram a prática do croché para aliviar a tensão e a ansiedade dos pacientes e dos seus familiares.
No Centro de Dia todos os dias as utentes fazem tricô e croché como terapia ocupacional porque estas atividades requerem concentração, raciocínio e coordenação motora o que ajuda a prevenir doenças degenerativas e a estimular a agilidade das mãos.



Terapia Ocupacional para idosas. Fazer tricô ou croché é um processo de libertação e de felicidade:
Ao criarmos algo que gostamos aumentamos os níveis de serotonina e dopamina - substãncias responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.