quinta-feira, 28 de maio de 2009

Apoio a idosos em Lisboa


Apoio aos Idosos em Lisboa. Como tratar as pessoas idosas, doentes e/ou acamadas na sua própria casa? O bem estar físico e mental dum doente idoso na própria casa é um bem a considerar. Se o seu familiar não se encontra num Lar de Idosos, mas na sua casa, existem alguns cuidados que deve ter em consideração.

Na sua maior parte, os doentes preferem tratar-se em casa a serem hospitalizados. Os doentes sentem-se mais felizes no seu ambiente familiar perto dos familiares e amigos. O seu tratamento em casa sujeita os membros do agregado familiar a uma tensão física e psicológica. É impossível eliminar totalmente estas tensões, mas é possível minimizá-las seguindo algumas regras básicas:
  1. Deve encorajar-se o doente a ser tão independente quanto possível e a executar as tarefas de que é capaz, tal como lavar-se.
  2. Deve preservar-se a dignidade e autoconsideração do doente, por exemplo assegurando-lhe uma apresentação cuidada, trocando-lhe o vestuário e a roupa de cama, pois uma cama limpa, fresca e confortável é muito importante para um doente que tem que permanecer muito tempo nela.
  3. A cama e a roupa senão forem bem cuidadas podem trazer problemas, como irritações da pele devido aos detergentes e branqueadores, calcanhares esfolados e úlceras de pressão, por esfregarem nos lençóis enrugados, desconforto devido a lençóis molhados e a roupa da cama deve ser esticada e mudada de acordo com as necessidades do doente.
  4. Devem evitar-se as atitudes e situações que tornem o doente mais ansioso ou nervoso do que já está.
  5. Deve cumprir rigorosamente o tratamento prescrito pelo médico.
  6. Deve observar atentamente a evolução da doença avaliando a temperatura, o ritmo cardíaco e respiratório do doente e tomar nota da hora em procedeu a essa avaliação. Se o estado do doente sofrer alteração e a recuperação parecer demorada deve chamar o médico.

São estas as regras básicas para o bem estar físico e mental dum idoso doente e algumas das sugestões que podemos dar como apoio aos idosos doentes ou acamados. Se quiser pode ver os posts neste blog onde menciono outros assuntos relacionados com um Lar de Idosos em Lisboa.

Se tiver alguma sugestão sobre apoio a idosos em lisboa por favor deixe o seu comentário.

2 comentários:

  1. Olá
    estou a divulgar o nosso blogue que ainda se encontra em cosntrução mas que faziamos imenso gosto que o adiciona-se nas suas hiperligações para que os seus leitores tivessem conhecimento. Caso o pretendam faremos o mesmo.
    Cordialmente
    Ricardo Pinto
    http://obem-estar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo
    Desculpe pela demora, mas já satisfiz o seu pedido.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar