domingo, 22 de novembro de 2009

Como cuidar do idoso

Como cuidar do idoso num lar de idosos em Lisboa.

CUIDAR DO IDOSO DEPRIMIDO

Cada vez mais se reconhece que a depressão é uma ameaça importante para o bem-estar das pessoas de idade avançada.

Cuidar de um doente deprimido constitui um desafio. Alguns doentes não falam espontâneamente e sentem que não merecem o tratamento que lhes estão a dar, enquanto outros se tornam extremamente dependentes.

Deve haver oportunidades para comunicar os sentimentos. A compreensão e empatia para com o doente ajudam-no a passar por esta tempestade emocional. É importante que a relação cresça com o tempo. Ás vezes, basta estar com outra pessoa para ajudar. Observações triviais, tais como "Em breve estará bom outra vez" e "Há tanta coisa na vida que vale a pena" só servem para agravar o desespero do doente.

Também é importante preencher as necessidades do doente idoso. O cuidador pode ter de o ajudar a lavar-se e a vestir-se, etc. O cuidador deve encorajar um certo exercício físico para evitar ulteriores compilações.

A atitude do cuidador e da família deve ser calma, carinhosa e de aceitação.O cuidador tem um papel vital na forma como são administrados os cuidados de saúde à pessoa idosa deprimida.

15% das mortes de doentes com perturbações graves de humor se devem ao suicídio. Embora se trate duma área muito vasta, é importante referir que há uma certa diferença entre o suicídio em si e a tentativa de suicídio (para-suicídio). A incidência do suicídio aumenta com a idade e é muito maior no sexo masculino, e representa numa pessoa idosa um verdadeiro desejo de morrer. Estas tentativas devem ser sempre levadas a sério e nunca como uma maneira de chamar atenção.

Na tarefa de cuidar do idoso deprimido não nos podemos esquecer que o doente faz parte duma família. É importante integrar a família nos cuidados a prestar aos idosos. A acção da família tem um grande potencial terapêutico na forma como cuidar do idoso.

Se tiver alguma dúvida como cuidar do idoso deixe por favor o seu comentário.

2 comentários:

  1. Olá!

    Para cuidar de idosos é preciso ser muito calma.
    Louvo as pessoas que cuidam dos nossos idosos.
    Parabéns pelo texto.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    É mesmo.Temos de ser pessoas muito calmas e com muita paciência.
    Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar