segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Apoio domiciliario a Idosos

No Apoio domiciliario a Idosos há três factores que podem contribuir para a satisfação das suas necessidades básicas: a sua independência, o sentimento de utilidade e o entusiasmo pela vida.
Geram-se frequentemente situações difíceis quando as pessoas de idade são obrigadas a viver, sob o mesmo tecto com os filhos ou outros familiares. As pessoas de idade têm muita dificuldade em adaptar-se a novos ambientes. Por isso, elas têm toda a conveniência em conservar as suas casas enquanto lhes for possível.

Também não é fácil para as pessoas idosas dividir o seu tempo por todos os filhos. Nalguns casos, a permanência junto deles pode tornar-se constrangedora. Uma forma fácil de evitar contrariedades, consiste em estabelecer datas fixas para as estadas dos pais idosos junto de cada um dos filhos. Os filhos devem proporcionar aos pais um quarto para seu uso exclusivo, decorado com alguns dos seus objectos preferidos, e no qual eles possam experimentar uma sensação de segurança e independência.

É muito fácil pedir a uma mãe idosa a colaboração na lida da casa e no tratamento das crianças.

Os homens idosos podem ser úteis desde que se lhes confie tarefas do seu gosto e se lhe dê oportunidade de aplicarem todas suas capacidades.

O ideal seria estarem reunidas todas as condições de forma a que a melhor opção seja ficarem nas suas próprias casas.

Hoje dia existem várias Associações, Centros de Dia ou Profissionais Particulares que executam um Apoio Domiciliário com qualidade e com muito amor pelos idosos.

Estes serviços consistem em apoiar nas tarefas domésticas, na aquisição de compras, na confecção de alimentos, no acompanhamento a consultas, na Higiene Pessoal, na ocupação do tempo com leitura e jogos, no acompanhento diurno e nocturno.

Os profissionais que executam estes serviços têm uma formação específica na área da geriatria, indo proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida e a terem confiança no futuro e numa nova alegria de viver.

Se tem algum familiar a precisar de Apoio Domiciliário a idosos deixe comentário neste blog. Dar-lhe-ei uma lista de Instituições e profissionais particulares que terão muito gosto em fazer o apoio no domicilio ao seu ente querido.

2 comentários:

  1. a minha sogra vem viver connosco, estou desempregada e tenho uma menina com 32 meses, moramos em Queluz Monte-Abraão.
    Que apoios existem ao domicilio, a nível de acompanhamento a consultas, na Higiene Pessoal, na ocupação do tempo com leitura e jogos, no acompanhento diurno e nocturno? Como estou desempregada posso ter de me ausentar para uma entrevista ou apresentação! a srª tem como reforma 559€, quanto é que esse serviço vai custar? existem ajudas para quem está desempregado a tomar conta de idoso?
    Preciso de umas luzes... Obrigado
    Lina Drumond 967468780

    ResponderEliminar
  2. Olá Lina!
    A instituição que lhe posso indicar é a URPITMA, mas não faz serviços nocturnos.Preços não sei.As particulares fazem isso tudo mas levam muito dinheiro.Quanto a ajudas deve informar-se na segurança social, mas a que conheço é só o da Terceira pessoa que ronda os 90€.
    Se precisar de mais algum esclarecimento diga.
    Um beijo

    ResponderEliminar