segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Envelhecer Normal

O Envelhecer Normal. Hoje em dia mais que nunca as pessoas atingem idades mais avançadas. A esperança de vida aumentou de forma maravilhosa, devido ao progresso da medicina, que quase extinguiu na Europa e na América do Norte certas doenças, por vezes fatais, como a difteria, a varíola e a poliomielite.

Como qualquer outro período da vida, a idade avançada tem os seus próprios problemas.
É muito comum as famílias e mesmo alguns profissionais de saúde culparem a "idade" pela falta de saúde duma pessoa idosa. Os nossos próprios preconceitos, a baixa estima que temos pelos nossos idosos (sociedade), leva as pessoas a acreditar nesta explicação.

Torna-se importante conhecer as repercussões do envelhecer normal para poder detectar as pessoas do grupo etário que têm problemas de saúde.

O principal efeito do envelhecer é a redução das nossas reservas funcionais.
O organismo sofre transformações à medida que o tempo decorre e acontece que as artérias endurecem e podem surgir alterações nos ossos, associados às artrites e às fracturas ósseas. A visão diminui e a audição também.
Mas o mais importante é a perda da mobilidade (andar). No entanto 90% dos idosos masculinos e 80% dos do sexo feminino conseguem movimentar-se e andar de um lado para outro sem dificuldade. Esta perda de mobilidade pode ser devida a alterações num ou mais sistemas do organismo.

Os distúrbios do controlo postural são importantes nos idosos. Por causa destes distúrbios as quedas são frequentes e há uma maior instabilidade com o assumir a posição vertical. A deterioração dos mecanismos do equilíbrio do ouvido interno e degeneração do cerebelo e das suas vias durante o envelhecer normal contribuem de forma decisiva para esta instabilidade postural.
Há uma redução da velocidade de execução nos movimentos mais complexos de maneira a avaliar cada movimento antes de passar ao próximo.

SEGREDO DA LONGEVIDADE

As pessoas idosas, fazendo humor dizem que o segredo para se atingir idades avançadas é a escolha acertada dos pais, o factor hereditário.
Independentemente do factor hereditário há um certo números de cuidados que ajudam a prolongar a vida que são:

- Uma alimentação correcta;
- Dormir bem, um sono de pelo menos 8 horas;
- Repousar meia hora depois das refeições;
- Praticar exercícios físicos aconselháveis pelo médico;
- Ter entusiasmo pela vida e por todos os seus valores;
- Ir ao médico e fazer exames periodicamente;
- Se necessário usar aparelhos especiais (aparelhos de audição e óculos);
- Ir ao cinema, teatro, dançar com pessoas amigas ou simplesmente conversar e rir.

Na maior parte dos idosos, a experiência acumulada ao longo dos anos dá-lhes uma maturidade psíquica que os ajuda a encarar os problemas da vida.
A memória não se apaga com o decorrer dos anos podendo ser conservada se for estimulada pelo interesse.

Para gozar uma reforma tranquila não basta dispor de recursos financeiros. É necessário possuir um certo número de interesses que façam estimular o gosto pela vida. Por isso, enquanto novas, as pessoas devem cultivar passatempos e actividades recreativas a que possam continuar a dedicar-se quando atingirem o envelhecer normal.
Se tiverem dúvidas sobre o envelhecer normal agradeço deixem comentário neste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário