quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sexo na Terceira Idade

O Sexo na Terceira Idade é visto pelas pessoas mais jovens como uma actividade nula na vida dos Homens com idade avançada, mas estão enganadas. Os Homens que na sua juventude e maturidade tiveram uma vida sexual mais ou menos intensa, podem continuar a tê-la na sua idade mais avançada, se a sua saúde o permitir.

O apetite sexual diminui com a idade, como diminuem outro tipo de faculdades.

Nos homens essa diminuição começa aos 20 anos e continua até aos 60 anos estabilizando nessa idade.

Os homens estão perfeitamente capacitados para manter a actividade sexual durante toda a vida.

Mas ser idoso não significa eliminar por completo toda a actividade sexual. Pelo contrário é nesta fase da vida, que podem desfrutar do sexo. Por conseguinte os homens mais velhos têm de adaptar as suas actividades amorosas à idade. Também nesta fase os homens mais velhos necessitam de se afirmarem virilmente. É natural vermos, os homens mais velhos com mulheres muito mais novas.

Nem todos os homens mais velhos têm o sexo na terceira idade que gostariam de ter. O factor psicológico desempenha aqui um papel muito importante. Muitos pensam que são demasiados velhos para "essas coisas" e outros sentem uma espécie de vergonha ou pudor. Existem também assuntos económicos, de família, etc., que tiram todo o desejo ou prazer.

Não nos podemos esquecer dos problemas de saúde que, nestas idades costumam afectar os homens, como a solidão, a tristeza e a preocupação por pressentir um final próximo. Estes problemas também diminuem o apetite sexual.

Os órgãos sexuais dos Homens envelhecem . Alguns homens sentem calores (afrontamentos) e mau estar, sinal que estão na Andropausa. Nesta fase o maior receio de alguns homens é o receio de não poderem responder satisfatoriamente às companheiras.

Nas Instituições de Apoio a Idosos em que trabalhei aconteceram algumas paixões entre os utentes. Deliciava-me ouvi-los falar desses romances e como conseguiam enganar os familiares para passarem a noite juntos. Os olhares, os carinhos, as carícias, que trocavam entre si eram para mim um encanto. Ao vê-los tão apaixonados, parecendo adolescentes a enganarem os pais, sentia-me compensada, grata, de alma confortada por ter tido a oportunidade de presenciar estes episódios de amor na terceira idade.

Infelizmente acontece que alguns familiares e alguns profissionais das Instituições não vêem de bom grado estas paixões. Paixões que são salutares e que trazem uma lufada de ar fresco à vida dos Homens Idosos.

Brevemente falarei também do sexo na terceira idade do ponto de vista feminino e se ao ler este meu apontamento, tiver dúvidas sobre o sexo na terceira idade do ponto de vista masculino, queira deixar comentário neste blog.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ginastica em casa para os seios

A ginastica em casa para os seios hoje em dia é fundamental. Todas as mulheres a devem praticar.

A posição do corpo é muito importante para o busto.

Mantendo-se erecta e movendo-se correctamente, os seus seios produzem um efeito mais bonito e parecem mais cheios. Isto é muito importante para as mulheres que tenham os seios pouco volumosos. Mas se os tiverem pesados não devem de modo algum deixar de pender os ombros. Uma posição correcta evita a flacidez dos tecidos. Por isso levante a cabeça e endireite os ombros!
Uma pessoa, com a cabeça descaída e os ombros direitos apresenta um aspecto deprimido, fraco e mole.

Eis alguns exercícios de ginástica em casa que deve integrar no seu programa de beleza diária, tão natural como o escovar dos dentes ou o pentear do cabelo.

Estes exercícios contribuem para o fortalecimento dos tecidos de suporte do peito e exercitar a musculatura, obtendo assim uns seios belos e rígidos.
Os exercícios são para se executar todas as manhãs sem soutien.

1 - Levantar os braços lateralmente até à altura dos seios, dobrá-los e arremessar os cotovelos o mais possível para trás repetindo 5 vezes;

2 - Fazer círculos para a frente e para trás com os braços repetindo 10 vezes;

3 - Dobrar os braços colocando-os à altura dos ombros e fazer círculos com os cotovelos para a
frente e para trás repetindo 10 vezes;

4 - Segurar em cada uma das mãos um livro pesado. Levantar os braços até á altura dos ombros
mantendo as palmas das mãos para cima. Desviar os braços o mais possível para trás, descrever um circulo longo e juntar os braços de novo em direcção ao centro do peito. Repetir dez vezes.

5 - Estender os braços horizontalmente para o lado com os cotovelos bem estendidos e as palmas
das mãos viradas para baixo. Levantá-los e baixá-los vigorosamente cerca de 20 cm fazendo
movimentar a articulação do ombro. Repetir 20 vezes o exercício.

6 - Deitar no chão de barriga para baixo, flectir os braços e colocar as mãos debaixo dos ombros.
Com a força dos braços, levantar e baixar o corpo dez vezes.

Estes são os conselhos para uma boa ginástica em casa para os seios.

Se tiverem dúvidas e quiserem mais opiniões deixem por favor o vosso comentário.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Apoio domiciliario a Idosos

No Apoio domiciliario a Idosos há três factores que podem contribuir para a satisfação das suas necessidades básicas: a sua independência, o sentimento de utilidade e o entusiasmo pela vida.
Geram-se frequentemente situações difíceis quando as pessoas de idade são obrigadas a viver, sob o mesmo tecto com os filhos ou outros familiares. As pessoas de idade têm muita dificuldade em adaptar-se a novos ambientes. Por isso, elas têm toda a conveniência em conservar as suas casas enquanto lhes for possível.

Também não é fácil para as pessoas idosas dividir o seu tempo por todos os filhos. Nalguns casos, a permanência junto deles pode tornar-se constrangedora. Uma forma fácil de evitar contrariedades, consiste em estabelecer datas fixas para as estadas dos pais idosos junto de cada um dos filhos. Os filhos devem proporcionar aos pais um quarto para seu uso exclusivo, decorado com alguns dos seus objectos preferidos, e no qual eles possam experimentar uma sensação de segurança e independência.

É muito fácil pedir a uma mãe idosa a colaboração na lida da casa e no tratamento das crianças.

Os homens idosos podem ser úteis desde que se lhes confie tarefas do seu gosto e se lhe dê oportunidade de aplicarem todas suas capacidades.

O ideal seria estarem reunidas todas as condições de forma a que a melhor opção seja ficarem nas suas próprias casas.

Hoje dia existem várias Associações, Centros de Dia ou Profissionais Particulares que executam um Apoio Domiciliário com qualidade e com muito amor pelos idosos.

Estes serviços consistem em apoiar nas tarefas domésticas, na aquisição de compras, na confecção de alimentos, no acompanhamento a consultas, na Higiene Pessoal, na ocupação do tempo com leitura e jogos, no acompanhento diurno e nocturno.

Os profissionais que executam estes serviços têm uma formação específica na área da geriatria, indo proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida e a terem confiança no futuro e numa nova alegria de viver.

Se tem algum familiar a precisar de Apoio Domiciliário a idosos deixe comentário neste blog. Dar-lhe-ei uma lista de Instituições e profissionais particulares que terão muito gosto em fazer o apoio no domicilio ao seu ente querido.

O Envelhecer Normal

O Envelhecer Normal. Hoje em dia mais que nunca as pessoas atingem idades mais avançadas. A esperança de vida aumentou de forma maravilhosa, devido ao progresso da medicina, que quase extinguiu na Europa e na América do Norte certas doenças, por vezes fatais, como a difteria, a varíola e a poliomielite.

Como qualquer outro período da vida, a idade avançada tem os seus próprios problemas.
É muito comum as famílias e mesmo alguns profissionais de saúde culparem a "idade" pela falta de saúde duma pessoa idosa. Os nossos próprios preconceitos, a baixa estima que temos pelos nossos idosos (sociedade), leva as pessoas a acreditar nesta explicação.

Torna-se importante conhecer as repercussões do envelhecer normal para poder detectar as pessoas do grupo etário que têm problemas de saúde.

O principal efeito do envelhecer é a redução das nossas reservas funcionais.
O organismo sofre transformações à medida que o tempo decorre e acontece que as artérias endurecem e podem surgir alterações nos ossos, associados às artrites e às fracturas ósseas. A visão diminui e a audição também.
Mas o mais importante é a perda da mobilidade (andar). No entanto 90% dos idosos masculinos e 80% dos do sexo feminino conseguem movimentar-se e andar de um lado para outro sem dificuldade. Esta perda de mobilidade pode ser devida a alterações num ou mais sistemas do organismo.

Os distúrbios do controlo postural são importantes nos idosos. Por causa destes distúrbios as quedas são frequentes e há uma maior instabilidade com o assumir a posição vertical. A deterioração dos mecanismos do equilíbrio do ouvido interno e degeneração do cerebelo e das suas vias durante o envelhecer normal contribuem de forma decisiva para esta instabilidade postural.
Há uma redução da velocidade de execução nos movimentos mais complexos de maneira a avaliar cada movimento antes de passar ao próximo.

SEGREDO DA LONGEVIDADE

As pessoas idosas, fazendo humor dizem que o segredo para se atingir idades avançadas é a escolha acertada dos pais, o factor hereditário.
Independentemente do factor hereditário há um certo números de cuidados que ajudam a prolongar a vida que são:

- Uma alimentação correcta;
- Dormir bem, um sono de pelo menos 8 horas;
- Repousar meia hora depois das refeições;
- Praticar exercícios físicos aconselháveis pelo médico;
- Ter entusiasmo pela vida e por todos os seus valores;
- Ir ao médico e fazer exames periodicamente;
- Se necessário usar aparelhos especiais (aparelhos de audição e óculos);
- Ir ao cinema, teatro, dançar com pessoas amigas ou simplesmente conversar e rir.

Na maior parte dos idosos, a experiência acumulada ao longo dos anos dá-lhes uma maturidade psíquica que os ajuda a encarar os problemas da vida.
A memória não se apaga com o decorrer dos anos podendo ser conservada se for estimulada pelo interesse.

Para gozar uma reforma tranquila não basta dispor de recursos financeiros. É necessário possuir um certo número de interesses que façam estimular o gosto pela vida. Por isso, enquanto novas, as pessoas devem cultivar passatempos e actividades recreativas a que possam continuar a dedicar-se quando atingirem o envelhecer normal.
Se tiverem dúvidas sobre o envelhecer normal agradeço deixem comentário neste blog.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Exercicio fisico para os idosos

O exercício físico para os idosos, proporciona bem estar e é saudável. Pode ser praticado em casa quando está a ver TV, ao ouvir música ou a fazer as tarefas domésticas, ou num ginásio.

A seguinte sequência, denominada O GATO, é boa para relaxar e aliviar a tensão, sendo absolutamente segura:

- Comece de gatas, com os joelhos afastados, as palmas das mãos viradas para a frente por baixo dos ombros. Inspire lentamente deixe cair a parte inferior das costas e levante a cabeça. Mantenha a posição durante 10 segundos.


- Expire e arqueie as costas o mais alto possível, deixando cair a cabeça para baixo entre os braços. Mantenha-se 10 segundos nessa posição. Repita 10 vezes os 2 exercícios.

- Sente-se sobre os calcanhares, ponha as mãos ao lado dos pés com as palmas voltadas para cima e a testa quase a tocar o chão. Mantenha-se nessa posição durante 3 minutos. Levante-se lentamente e relaxe durante pelo menos 15 minutos.

O Exercício Físico ajuda a uma melhor respiração e a controlar o stress.

Exemplo:

Deite-se no chão: Coloque uma das mãos no estômago e a outra no tórax. Inspire lentamente projectando o estômago para fora, e expire lentamente, sentindo o estômago esvaziar. Tome atenção à mão que está sobre o tórax: deve haver muito pouco movimento nessa zona. Repita o procedimento durante vários minutos.

Este Exercício de respiração profunda ensina-lhe a respirar com o abdómen, essencial para o controlo de stress.
Usa em esforço mínimo para um máximo consumo de oxigénio.


Espero ter contribuído para o esclarecimento das duvidas que muitas pessoas têm no Exercício Físico para Idosos feitos na sua própria casa. Por favor deixem o vosso comentário.