terça-feira, 29 de março de 2011

Quais os Direitos dos Idosos

Quais os Direitos dos Idosos? Sabemos que os Direitos dos Idosos são muitos. Hoje vamos falar de alguns, principalmente sobre os Direitos dos Idosos que estão a receber cuidados de apoio domiciliário ou  residentes em Instituições (lares). É urgente falarmos desses direitos em virtude de ultimamente terem sucedido actos de maus tratos a idosos em dois Lares de Idosos em Portugal.

Os Idosos têm direito a:

- Usufruir dos direitos e liberdades fundamentais, quando residentes em Lares, Instituições que lhe proporcionem os cuidados necessários, respeitando-os na sua dignidade, crença e intimidade. Deve desfrutar também do direito de tomar decisões quanto à assistência prestada pela instituição e à qualidade da sua vida;

- Poder viver com dignidade e segurança sem ser objecto de exploração, maus tratos físicos ou mentais;

- Ter alimentação, vestuário, higiene, apoio na saúde (ir a consultas e toma da medicação), apoio familiar e comunitário (visitas) e um quarto onde dormir.

Resumindo, sabemos que infelizmente naqueles Lares não se cumpriram os direitos dos idosos.
Também reconhecemos que os donos e funcionários não possuíam formação para desempenhar as funções inerentes no que respeita ao cuidado de Idosos, nem formação pessoal (educação).

O idoso gosta de ser tratado com respeito, não de velho, mas sim pelo seu nome. Ao recordar episódios que viveu na sua vida gosta que sejam ouvidos com paciência, gosta que se respeite a sua crença, a sua intimidade. Até os que estão inconscientes gostam de ser tratados da mesma forma.

É preciso gostar muito de idosos, direi mesmo amar para se tratar deles, com a qualidade de vida que eles merecem ter.

Espero ter contribuído para o vosso esclarecimento sobre Quais os Direitos dos Idosos e não se esqueçam se souberem que existem Instituições onde estes Direitos não se apliquem, por favor façam denúncia ás entidades competentes.  Queiram deixar o vosso comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário