quinta-feira, 31 de março de 2011

Jogos e Actividades para Idosos

Jogos e Actividades para Idosos servem para os manter ocupados e diminuir a solidão proporcionando um envelhecimento activo e digno. Jogar faz bem à saúde física mental das pessoas idosas.

Na área de animação o que os Idosos gostam mais de fazer é de jogar. Entre muitos jogos, o jogo do Bowling, ou como as pessoas idosas lhe chamam, a Cantarinha, é o preferido deles.

É um jogo muito interessante, que proporciona momentos de diversão e interacção entre os jogadores.

Neste jogo todos podem participar até os mais dependentes, pois podem jogá-lo de pé ou sentado, visto ele só requerer força e movimento de braço.

É com muita alegria no rosto que os idosos atiram a bola e derrubam os pinos. São precisos dez pinos e uma bola.

Os idosos podem fazer eles próprios os materiais utilizados no jogo do Bowling.

Os pinos podem ser garrafas de água em plástico, ou latas de bebidas. As bolas  podem ser feitas em pasta de papel (jornais, revistas), ou de meias velhas, fazendo uma bola de trapos.

Em baixo apresentamos um vídeo sobre o jogo bowling para ficarem mais elucidados sobre o jogo.

Espero que tenham gostado deste texto sobre Jogos e Actividades para Idosos. Por favor deixem o vosso comentário.


13 comentários:

  1. achei esta actividade muito interessante...e ja o fiz com os idosos no lar onde estou a estagia e eles adoraram e querem sempre repetir

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário.
    Fiz este blogue para partilhar a minha experiência,e estou muito contente por lhe ter sido útil. Os meus velhinhos tb adoram esta atividade.

    ResponderEliminar
  3. ola.. parabens pelo blog.. dentro de pouco tempo vouu estgiar com idosos.. e gostava de saber se sabe mais actividades

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    O blog tem vários textos com jogos e passatempos.
    Depois de os ler e quiser mais informações estarei ao dispor.
    Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Gostei bastante da ideia....só tenho uma sugestão de melhoria a fazer e não tem propriamente a ver com o jogo em si, mas com o seu texto :)....Não concordo consigo quando diz que "Jogos e Actividades para Idosos servem para os manter ocupados..." acho depreciativo o termo ocupado. Os Idosos não precisam de jogos para se entreter ou passar o tempo, mas sim para continuarem o seu desenvolvimento mental, físico e social. As dinâmicas de grupo servem essencialmente para que os idosos se reconheçam como membros activos e participantes da comunidade em que estão inseridos...Com os meus sinceros cumprimentos e continue o seu bom trabalho

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Tb concordo. Só o utilizei, pois é o termo carinhoso que os idosos usam quando me solicitam mais alguma atividade.
    Longe de mim, usar qualquer termo para os depreciar, sendo eles, a minha praia.
    Aconselho-lhe uma visita por certos Centros de Dia e Lares,no Distrito de Lisboa depois vai dar-me razão se eles precisam ou não de jogos e atividades para não estarem a dormir todo o dia.
    Obrigado pela sua visita.

    ResponderEliminar
  7. Concordo perfeitamente com a necessidade de dinâmica e jogos junto dos Idosos e conheço bem a realidade de muitos Lares e Centros de Dia da zona de Lx, até para se possam manter activos física e cognitivamente, de forma a atrasar o aparecimento de certas doenças e outras doenças crónicas.
    Acredito que estamos do mesmo lado da barricada e que cada vez mais existam técnicos e profissionais formados e sensibilizados para lidar com os processos de envelhecimento.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  8. Lamento muitas vezes que o sistema não deixe que os técnicos e profissinais executem as suas funções na perfeição. Mas acredito que chegaremos lá...
    Para isso o pessoal da Direção teria tb de ter formação e sentir o verdadeiro amor pelos idosos.Não verem os seus cargos como um cartão de visita.
    Mas como eu sou uma simples supervisora na valência de Apoio Domiciliário e formadora de profissionais que teve a ousadia de iniciar um blog sobre o que se passa e o que deveria passar-se num Centro de Dia, com uma linguagem clara, pois infelizmente existem muitos idosos com dificuldades na escrita e na leitura.Sou olhada como uma xica esperta,com aspiração a doutora, o que já me tem causado dissabores.Não ligo nada a isso, o importante é ter a consciência tranquila, pois os "meus" idosos são tratados com todo o respeito, carinho e amor.
    O meu agradecimento por mais uma vez ter visitado o meu blog e estar do meu lado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Partilho claramente essa sua mágoa, que me deixa triste e ao mesmo tempo preocupado, dado que cada vez mais sinto, por muitos maus exemplos que tenho visto, que estou me a formar numa área em que as estratégias e procedimentos de trabalho, a maior parte deles mal pensados e aplicados, estão de tal forma enraizados que serão extremamente difíceis de alterar.
    Quando temos Direcções, que não querem mudar simples rotinas de trabalho-que tão só implicariam uma maior comodidade e bem estar aos nossos idosos-seja por teimosia, ignorância ou má vontade, questionamo-nos se seremos mesmo capazes de fazer a diferença.
    Enfim....pelos idosos do presente, e por todos nós, idosos do futuro,acho que vale a pena tentar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Nos quase treze anos que trabalho com idosos, tenho travado várias batalhas no sentido de mudar a teimosia, ignorância e principalmente a má vontade e todas em vão. Como eles não mudam, mudo eu de Associação, mas o resultado final é o mesmo. Tenho dias que penso, ou melhor tenho a certeza que não passa de uma utopia.
    Mas acredite era muito fácil a mudança. Bastava não olharem para a cara dos idosos e não verem cifrões.
    Últimamente trabalho numa IPSS sem subsídio, onde faço parte da Direcção e assim consegui alterar sòmente a ignorância.Existe um bom trabalho, mas para isso chego a trabalhar 12 horas por dia e semanas sem folgas, mas ainda não consegui sanar a má vontade. Leia o texto Como cuidar de um doente com Sida neste blog.
    Perdi batalhas mas não perdi a guerra. Pela minha mãe, por mim e por todos os idosos do presente e futuro, vou continuar a lutar.
    Agradeço-lhe por ter abraçado essa profissão, e Deus queira que consiga mudar muitas atitudes, e que no futuro o seu local seja o ideal para os nossos idosos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso do blog e da conversação que li.
    Realmente há muita gente que não tem a plena noção das coisas, e também estamos num País que ainda pouco faz por melhorar a qualidade e a quantidade de coisas e situações que poderiam ajudar muita gente, tais como, idosos que apenas quererem continuar e acabar com "um nível de vida" boa e não pensarem que vão acabar sozinhos , sem nada, sem ninguém, conseguir fazer até ao dia em que partiram porque é o destino... Há que mudar esse pensamento e essa maneira de se viver ... E também pessoas que adoram a área que a desenvolvem e outros que adorariam ter essa experiência, de vida e de trabalho que faz de nós chegar a casa e saber que fizemos e demos tudo ao nosso alcance, realizamos um bom trabalho e estamos felizes por deixar-mos pessoas felizes, uma troca de valores, onde no fundo a retribuição é o bem estar e a felicidade de ambas partes.
    Parabéns e Continue nessa Grande Batalha .. sem fim :)

    Gostaria também de saber , se souber/em onde existem locais que façam colónias de Ferias Seniores/(para idosos), adorava poder ter essa experiência !
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. marta_9_1990@hotmail.com
      Deixo aqui o meu e-mail se me poderem ajudar ...
      Obrigada

      Eliminar
  12. Olá!
    Obrigado pelo seu comentário. Há ainda um longo caminho a percorrer, mas vamos insistindo para que as coisas melhorem. Eu tenho esperança.
    Infelizmente nem todas as Instituições levam os seus utentes a fazerem colónias de férias e as que o fazem, já tem empreendimentos marcados. Pelo motivo de ser muito caro e os idosos não terem dinheiro para isso. O mais usual é irem nas carrinhas da Instituição a uma praia perto da Instituição.
    Acredito que gostaria de ter essa experiência. É uma experiência maravilhosa.
    Quando tiver informação entrarei em contacto consigo.
    Um beijo

    ResponderEliminar