quinta-feira, 17 de março de 2011

Um Lar de Idosos Ideal para os nossos familiares

Um Lar de Idosos Ideal  para os nossos familiares. Todos nós inevitavelmente nos deparamos com a chegada da idade dos nossos avós, pais e porque não a nossa.
Nas últimas décadas assistimos a alterações sociais nos modelos de famílias com prioridades diferentes das que estávamos habituados. Um mundo com famílias mais pequenas, com espaço apenas para pais e filhos e o número de filhos é cada vez menor.

O ciclo familiar tende a ser cada vez mais estreito. Sobra menos descendentes para tomar conta dos avós.
Os avós têm cada vez menos netos para levarem a passear ou para lhe contarem histórias.

Com os filhos sempre a trabalhar ocupando muito tempo nas filas de trânsito e nos transportes, não têm tempo para tratar dos pais. A escolha será um LAR DE IDOSOS.

Antes de tomarem a decisão definitiva deverão visitar alguns e verem as instalações assegurando-se de que as mesmas cumprem a legislação.
Um Lar de Idosos Ideal para os nossos familiares deverá ser o mais próximo da família e amigos, assim o Idoso não se vai sentir abandonado, as visitas não deverão ter um horário rígido.

Por vezes uma visita inesperada do filho ou do neto, representa a melhor das terapias.

O Lar  deve possuir o seguinte:

- Alvará passado pela Segurança Social;

- Segurança (as escadas e os corredores entre pisos não deverão ser propícios a quedas);

- Os acessos apropriados para quem tem dificuldade em movimentar-se (cadeira de rodas);

- Ter espaço, para que o Idoso não se sinta confinado ao quarto ou à sala de estar;

- Ter um jardim, já que um espaço verde ajuda a levantar o ânimo, a exercitar o corpo, permitindo ao Idoso desentorpecer os músculos e os tendões, enquanto vai conversando com os seus novos amigos;

- O Lar de Idosos deve também proporcionar qualidade de vida, incluindo os Cuidados de Saúde, responsabilizando-se pela toma dos medicamentos a horas, receitados pelo médico de família
- Terá de ter transporte e acompanhamento se for necessário o Idoso ir ao Hospital de Urgência ou a  Consultas Regulares.

Um Lar de Idosos ideal deverá ter estas condições pois elas proporcionam padrões de conforto e o brilho iluminado de um sorriso, a cada dia do nosso familiar idoso, pontuado pelos afectos e pelo desejo de viver. Devemos encarar a ida de um familiar para um Lar positivamente e com toda a naturalidade. São os sinais do tempo...

Duas amigas que visitam este blogue sugeriram que eu mencionasse estes Lares, se procura um Lar passe por lá:

- CORPUSCARE - Rua Henrique Santana, 2 em BARCARENA - OEIRAS;

- CASA DE REPOUSO TERNURA DOS 80 - Telem. 934145077

- CASA DE REPOUSO BOM PASTOR DO ALGUEIRÃO - Telem. 927818843.

Espero ter elucidado na procura de um Lar  de Idosos Ideal para os nossos familiares e se tiverem condições em casa pode sempre pedir a Instituições o Apoio ao Domicilio. Por favor deixe o seu comentário.

2 comentários:

  1. Eu rezo para não ter de passar por isso. Os meus pais dizem que não querem ir para um lar. Pela minha experiência quando um idosos é colocado numa instituição contra a sua vontade deixam de lutar para se manterem vivos...é o olhar com grande tristeza, éa revolta ou a apatia. Tive um caso de uma utente que deu entrada pelo seu proprio pé e assim do nada deixou de andar(recusava-se) e acabou por falecer em poucos meses. Apesar do seu 90 anos em sua casaainda fazia as sua coisa, depois os filhos desentenderam-se e colocaram-na lá. Foi triste de ver...
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria!
    É verdade, acontece muitas vezes. O ideal é permanecerem na sua casa, mas por vezes as casas deles não têm condições e é muito difícil prestar-lhes apoio.
    Tb não quero passar por essa experiência, em ter de pôr a minha mãe e o meu irmão num Lar, mas se for preciso...
    Obrigado pela visita.
    Um abraço

    ResponderEliminar