quarta-feira, 6 de abril de 2011

Atividade Fisica na Terceira Idade- Menopausa

Atividade física na Terceira Idade- Menopausa. Praticar atividade física é bom para a saúde de todas as pessoas em geral. As mulheres na fase da menopausa devem praticá-la com mais frequência.

A menopausa é uma etapa sem idade definida. Uma fase tranquila para umas, perturbadora para outras. Mas que faz parte do "Ser Mulher".

A menopausa é uma fase de mudança na vida de uma mulher cujo processo começa aos 40, para outras aos 50 ou ainda aos 60, mas em média ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade. Esta fase, além das irregularidades dos períodos menstruais, é ainda, caracterizada por flutuações hormonais, em que os níveis de estrogénios entram em declínio, provocando afrontamentos.

A sensação de um calor ascendente do peito para a cabeça é motivada por uma rápida expansão dos vasos sanguíneos, aumentando a temperatura da pele e deixando a face avermelhada. Podem durar de 30 segundos a alguns minutos, ocorrendo de dia ou de noite. Durante a noite a mulher acorda encharcada em suor e sentindo arrepios e com dificuldade em voltar a adormecer.

As irregularidades dos sono  estão muitas vezes na origem de alterações de humor, irritabilidade, falhas na memória ou dificuldades de concentração.

O aumento de peso é frequente, mas não inevitável. A gordura tradicionalmente concentrada nas ancas e nas coxas, transfere-se para a região abdominal, evidenciando-se na cintura, ao mesmo tempo que os seios perdem densidade, os cabelos ficam mais finos e as rugas mais acentuadas.

ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

A menopausa pode ainda aumentar a predisposição da mulher para a osteoporose, provocada pela perda de densidade óssea, fragilizando assim os ossos e deixando-os mais vulneráveis a fracturas, sobretudo as da anca, do pulso e da coluna. Por isso é necessário uma particular atenção às quantidades de cálcio e vitamina D ingeridas e principalmente fazer atividade física.

EXERCICIOS FISICOS.

- Andar, correr, dançar, natação, ioga, pilates;

BENEFICIOS DESTES EXERCICIOS.

- São benéficos para o coração;

- Ajudam a nível ósseo, muscular e na manutenção do peso;

- Melhoram a qualidade do sono;

- Promovem a sensação de bem-estar.

Espero ter elucidado sobre atividade fisica na Terceira Idade- Menopausa nas mulheres. Por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário