quinta-feira, 31 de março de 2011

Jogos e Actividades para Idosos

Jogos e Actividades para Idosos servem para os manter ocupados e diminuir a solidão proporcionando um envelhecimento activo e digno. Jogar faz bem à saúde física mental das pessoas idosas.

Na área de animação o que os Idosos gostam mais de fazer é de jogar. Entre muitos jogos, o jogo do Bowling, ou como as pessoas idosas lhe chamam, a Cantarinha, é o preferido deles.

É um jogo muito interessante, que proporciona momentos de diversão e interacção entre os jogadores.

Neste jogo todos podem participar até os mais dependentes, pois podem jogá-lo de pé ou sentado, visto ele só requerer força e movimento de braço.

É com muita alegria no rosto que os idosos atiram a bola e derrubam os pinos. São precisos dez pinos e uma bola.

Os idosos podem fazer eles próprios os materiais utilizados no jogo do Bowling.

Os pinos podem ser garrafas de água em plástico, ou latas de bebidas. As bolas  podem ser feitas em pasta de papel (jornais, revistas), ou de meias velhas, fazendo uma bola de trapos.

Em baixo apresentamos um vídeo sobre o jogo bowling para ficarem mais elucidados sobre o jogo.

Espero que tenham gostado deste texto sobre Jogos e Actividades para Idosos. Por favor deixem o vosso comentário.


terça-feira, 29 de março de 2011

Quais os Direitos dos Idosos

Quais os Direitos dos Idosos? Sabemos que os Direitos dos Idosos são muitos. Hoje vamos falar de alguns, principalmente sobre os Direitos dos Idosos que estão a receber cuidados de apoio domiciliário ou  residentes em Instituições (lares). É urgente falarmos desses direitos em virtude de ultimamente terem sucedido actos de maus tratos a idosos em dois Lares de Idosos em Portugal.

Os Idosos têm direito a:

- Usufruir dos direitos e liberdades fundamentais, quando residentes em Lares, Instituições que lhe proporcionem os cuidados necessários, respeitando-os na sua dignidade, crença e intimidade. Deve desfrutar também do direito de tomar decisões quanto à assistência prestada pela instituição e à qualidade da sua vida;

- Poder viver com dignidade e segurança sem ser objecto de exploração, maus tratos físicos ou mentais;

- Ter alimentação, vestuário, higiene, apoio na saúde (ir a consultas e toma da medicação), apoio familiar e comunitário (visitas) e um quarto onde dormir.

Resumindo, sabemos que infelizmente naqueles Lares não se cumpriram os direitos dos idosos.
Também reconhecemos que os donos e funcionários não possuíam formação para desempenhar as funções inerentes no que respeita ao cuidado de Idosos, nem formação pessoal (educação).

O idoso gosta de ser tratado com respeito, não de velho, mas sim pelo seu nome. Ao recordar episódios que viveu na sua vida gosta que sejam ouvidos com paciência, gosta que se respeite a sua crença, a sua intimidade. Até os que estão inconscientes gostam de ser tratados da mesma forma.

É preciso gostar muito de idosos, direi mesmo amar para se tratar deles, com a qualidade de vida que eles merecem ter.

Espero ter contribuído para o vosso esclarecimento sobre Quais os Direitos dos Idosos e não se esqueçam se souberem que existem Instituições onde estes Direitos não se apliquem, por favor façam denúncia ás entidades competentes.  Queiram deixar o vosso comentário.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Um Lar de Idosos Ideal para os nossos familiares

Um Lar de Idosos Ideal  para os nossos familiares. Todos nós inevitavelmente nos deparamos com a chegada da idade dos nossos avós, pais e porque não a nossa.
Nas últimas décadas assistimos a alterações sociais nos modelos de famílias com prioridades diferentes das que estávamos habituados. Um mundo com famílias mais pequenas, com espaço apenas para pais e filhos e o número de filhos é cada vez menor.

O ciclo familiar tende a ser cada vez mais estreito. Sobra menos descendentes para tomar conta dos avós.
Os avós têm cada vez menos netos para levarem a passear ou para lhe contarem histórias.

Com os filhos sempre a trabalhar ocupando muito tempo nas filas de trânsito e nos transportes, não têm tempo para tratar dos pais. A escolha será um LAR DE IDOSOS.

Antes de tomarem a decisão definitiva deverão visitar alguns e verem as instalações assegurando-se de que as mesmas cumprem a legislação.
Um Lar de Idosos Ideal para os nossos familiares deverá ser o mais próximo da família e amigos, assim o Idoso não se vai sentir abandonado, as visitas não deverão ter um horário rígido.

Por vezes uma visita inesperada do filho ou do neto, representa a melhor das terapias.

O Lar  deve possuir o seguinte:

- Alvará passado pela Segurança Social;

- Segurança (as escadas e os corredores entre pisos não deverão ser propícios a quedas);

- Os acessos apropriados para quem tem dificuldade em movimentar-se (cadeira de rodas);

- Ter espaço, para que o Idoso não se sinta confinado ao quarto ou à sala de estar;

- Ter um jardim, já que um espaço verde ajuda a levantar o ânimo, a exercitar o corpo, permitindo ao Idoso desentorpecer os músculos e os tendões, enquanto vai conversando com os seus novos amigos;

- O Lar de Idosos deve também proporcionar qualidade de vida, incluindo os Cuidados de Saúde, responsabilizando-se pela toma dos medicamentos a horas, receitados pelo médico de família
- Terá de ter transporte e acompanhamento se for necessário o Idoso ir ao Hospital de Urgência ou a  Consultas Regulares.

Um Lar de Idosos ideal deverá ter estas condições pois elas proporcionam padrões de conforto e o brilho iluminado de um sorriso, a cada dia do nosso familiar idoso, pontuado pelos afectos e pelo desejo de viver. Devemos encarar a ida de um familiar para um Lar positivamente e com toda a naturalidade. São os sinais do tempo...

Duas amigas que visitam este blogue sugeriram que eu mencionasse estes Lares, se procura um Lar passe por lá:

- CORPUSCARE - Rua Henrique Santana, 2 em BARCARENA - OEIRAS;

- CASA DE REPOUSO TERNURA DOS 80 - Telem. 934145077

- CASA DE REPOUSO BOM PASTOR DO ALGUEIRÃO - Telem. 927818843.

Espero ter elucidado na procura de um Lar  de Idosos Ideal para os nossos familiares e se tiverem condições em casa pode sempre pedir a Instituições o Apoio ao Domicilio. Por favor deixe o seu comentário.