sábado, 14 de janeiro de 2012

Atividades educativas, alfabetizacao para idosos

Atividades educativas, alfabetizacao para idosos. No Centro de Dia onde trabalho uma vez por semana os utentes (idosos) têm aulas de português.
Como trabalho no exterior no apoio domiciliário, nunca tive oportunidade de assistir a uma dessas aulas. Mas como hoje acordei indisposta, com algumas dores de costas (coluna) que penso serem ossos do ofício, fiquei no Centro e como nesta vida nada acontece por acaso, tive o prazer de ver como funciona a referida aula.
E foi assim... o professor chamou o Sr. António, pediu-lhe para distribuir cópias pelos colegas e ler o seguinte texto:

"Um dia, um homem foi a uma clínica para fazer o curativo a uma mão gravemente ferida. Impaciente diz para a funcionária.
- Tenho muita pressa.
- O Senhor tem que aguardar pela sua vez.
Ele insistia dizendo que tinha um importante compromisso e que já estava atrasado e ao qual não podia faltar.
Finalmente, a enfermeira chama-o e, enquanto lhe fazia o tratamento perguntou-lhe:
- Porque é que o Senhor tem tanta pressa?
Foi então que o homem lhe contou a razão da sua urgência. Disse-lhe:
- Tenho pressa, porque tenho de ir a um Lar de Idosos tomar o habitual pequeno almoço com a minha mulher. Está internada há mais de um ano por sofrer da doença de Alzheimer em estado avançado, quase terminal.
- Mas a sua esposa vai ficar aborrecida por causa do Senhor chegar atrasado?
O homem sorriu e disse:
- Minha cara enfermeira, há três anos que ela não me conhece.
- Mas se já nem o conhece, porquê essa preocupação de estar com ela todos os dias.
Logo de imediato veio a resposta.
- É verdade que ela não sabe quem eu sou. Mas eu sei muito bem quem ela é!
Terminado o tratamento, o Senhor despediu-se e saiu apressado."

No final da leitura, todos os utentes fizeram um ditado e uma conclusão, ou se lhe quisermos chamar, uma lição de vida que retiraram deste texto.

Foram a votos e os premiados foram a D.Conceição e o Sr. António:
O Sr. António escreveu o seguinte: "Os dias, as semanas, os meses e os anos correm velozes. No final da vida aqui na Terra seremos julgados pelo Amor".
E a D. Conceição escreveu: "Devemos ser mais amáveis com todos mesmo com aqueles que não conhecemos". 
Espero que tenham gostado de saber o que se passa num Centro de Dia nas Atividades educativas, alfabetização para idosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário