quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os alimentos que nos podem ajudar a rejuvesnecer

Os alimentos que nos podem ajudar a rejuvenescer. Para vivermos mais anos e com melhor qualidade de vida, temos de ter em mente que uma dieta adequada ajuda a prevenir e a combater as principais doenças associados aos idosos.
Mais do que agradar à vista, alguns alimentos são capazes de nos proteger contra o desgaste do tempo.
Por vezes poupamos na alimentação e depois gastamos valores altos na farmácia todos os meses, para que isso não aconteça elaborei uma lista de produtos que nos ajudam a ter um aspecto saudável.

O mel é um substituto do açúcar. As suas enzimas facilitam a boa assimilação de outros alimentos. É também um bom remédio contra a fadiga, pois fornece hidratos de carbono de absorção rápida e facilita a reposição das reservas gastas.

Salmão, atum e sardinha são importantes para a saúde cardiovascular, das cartilagens e do cérebro. A quantidade de ácido ómega 3 contidas nestas variedades de peixe ajuda a prevenir as doenças de Alzheimer e Parkinson, depressão, perda de memória e concentração. Estes peixes são também ricos em minerais e vitaminas, tendo, portanto uma boa acção antioxidante.

Tomate, para além de estar bem provido de vitaminas, minerais e flavonóides, tem um papel antioxidante activo na degeneração celular que conduz ao envelhecimento. Fortalece as paredes celulares, depura o organismo de substâncias tóxicas e aumenta as defesas. É benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.

Chocolate preto, beneficia a dilatação das artérias e o aumento do seu diâmetro. Para além disso actua como um antiplaquetário eficaz, prevenindo a formação de trombos. Estimula ainda as funções cerebrais graças à fenetilamina, que actua como neurotransmissor cerebral.

Azeite Virgem tem alto teor de ácido oleico e gordura monoinsaturada rica em vitaminas A,D,K e especialmente E, que actuam no organismo como antioxidantes. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial. Favorece a absorção do cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tem por isso um papel muito importante ao nível da formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.

Os alimentos que nos podem ajudar a rejuvesnecer

A Cebola é uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. É rica em compostos enxofrados que fazem parte do seu óleo essencial e actuam sobre as vidas respiratórias, melhorando a expectoração.

O presunto protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja excessivamente gordo nem demasiado salgado. Os ácidos gordos monoinsaturados e o ácido oleico previnem as doenças cardiovasculares. Tem cerca de 40 por cento de proteínas, pelo que pode substituir a carne nas refeições, sendo importante na formação muscular.

Gema de ovo e vegetais de folha verde-escura. Diminuem o risco de doenças oftamológicas, como as cataratas e a degeneração ocular, assim como males relacionados com a idade e que podem levar à cegueira.

Espero com este texto ter contribuído para o vosso esclarecimento sobre os Alimentos que nos podem ajudar a rejuvesnecer. E não se esqueçam mais vale prevenir do que remediar.

Sem comentários:

Enviar um comentário