sexta-feira, 14 de maio de 2010

Jogos mentais para Idosos

Jogos para Idosos. Dê o que fazer ao idoso. Faça com que ele se entretenha a jogar alguns dos jogos que vamos apresentar em baixo:

JOGOS MENTAIS:

Os jogos mentais previnem a senilidade precoce.

Os jogos servem para estimular o cérebro. Nas doenças do foro neurológico, como o ALZHEIMER perde-se a capacidade mental e o segredo é saber estimular o cérebro.

Diariamente fazer jogos mentais é óptimo para manter o cérebro saudável, pois desenvolve a memória e melhora o raciocínio.

Eis alguns jogos e divirta-se:

PALAVRAS CRUZADAS

É um dos jogos para fazer ginástica cerebral. Este jogo é muito utilizado no tratamento da doença ALZHEIMER e em todos os casos em que haja perda de memória.

DAMAS E XADREZ

Os jogos de tabuleiro são uma das melhores opções para o bom mantimento do cérebro saudável e também na ajuda no desenvolvimento da memória e estimular a capacidade de concentração e do raciocínio lógico.

ENIGMAS

Estes jogos desenvolvem a capacidade de observação e de abstracção. É importante ficar atento aos pequenos detalhes de cada caso. Em seguida usar o raciocínio lógico e o poder de dedução para se resolver as charadas, decifrar códigos, enigmas misteriosos e anagramas.

SOPAS DE LETRAS, PUZZLES, DIFERENÇAS

São uma grande variedade de jogos, todos mentais e com muita animação mental. Aumentam a actividade do cérebro e são bons para retardar os efeitos da perda de memória.

SUDOKU

Este jogo está muito na moda, é um jogo de lógicas de raciocínio e apesar de muito simples é muito viciante e divertido.

Tem como objectivo completar cada linha, coluna e quadrado com os números de 1 a 9 e com a regra de não poder haver números repetidos na horizontal e vertical.

JOGO DE CARTAS

Pode fazê-lo sozinho ou em equipa. Quem dedica algumas horas do dia a jogar às cartas, segundo alguns cientistas correm menos riscos de demência e estimulam a competitividade e a concentração.

Os jogos mentais praticados diariamente contribuem para uma melhor qualidade de vida e para prevenir e retardar a perda da capacidade mental. Espero ter contribuído com jogos para idosos que de certo vão fazer com que melhore a qualidade de vida de um idoso.

Outra actividade que traz imensos beneficios para os idosos é a Dança na Terceira Idade.

Se tiver alguma dúvida por favor deixe o seu comentário.

3 comentários:

  1. Olá gosto muito do teu blog,Parabéns, encontrei um site com tópico muito semelhante sobre jogos para idosos e Actividades para idosos

    ResponderEliminar
  2. olá obrigado por visitar o blog.Já conhecia os sites.Volta sempre serás bem vinda.

    ResponderEliminar
  3. gostaria de saber aonde posso achar outros tipos de jogos de raciocinio pra eu passar pro meu vÔ.
    vlw

    ResponderEliminar