quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Exercicio fisico para os idosos

O exercício físico para os idosos, proporciona bem estar e é saudável. Pode ser praticado em casa quando está a ver TV, ao ouvir música ou a fazer as tarefas domésticas, ou num ginásio.

A seguinte sequência, denominada O GATO, é boa para relaxar e aliviar a tensão, sendo absolutamente segura:

- Comece de gatas, com os joelhos afastados, as palmas das mãos viradas para a frente por baixo dos ombros. Inspire lentamente deixe cair a parte inferior das costas e levante a cabeça. Mantenha a posição durante 10 segundos.


- Expire e arqueie as costas o mais alto possível, deixando cair a cabeça para baixo entre os braços. Mantenha-se 10 segundos nessa posição. Repita 10 vezes os 2 exercícios.

- Sente-se sobre os calcanhares, ponha as mãos ao lado dos pés com as palmas voltadas para cima e a testa quase a tocar o chão. Mantenha-se nessa posição durante 3 minutos. Levante-se lentamente e relaxe durante pelo menos 15 minutos.

O Exercício Físico ajuda a uma melhor respiração e a controlar o stress.

Exemplo:

Deite-se no chão: Coloque uma das mãos no estômago e a outra no tórax. Inspire lentamente projectando o estômago para fora, e expire lentamente, sentindo o estômago esvaziar. Tome atenção à mão que está sobre o tórax: deve haver muito pouco movimento nessa zona. Repita o procedimento durante vários minutos.

Este Exercício de respiração profunda ensina-lhe a respirar com o abdómen, essencial para o controlo de stress.
Usa em esforço mínimo para um máximo consumo de oxigénio.


Espero ter contribuído para o esclarecimento das duvidas que muitas pessoas têm no Exercício Físico para Idosos feitos na sua própria casa. Por favor deixem o vosso comentário.

2 comentários:

  1. Boa tarde
    Este exercício é quase impossível de ser realizado por a maioria dos idosos.. Não há duvida que é um exercício óptimo para a coluna, tanto de alongamento como relaxante, mas tem algumas limitações quando lidamos com uma faixa com idosos.
    cumprimentos
    vanessa

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Sei que é um exercício difícil. Mas acredite que existem alguns idosos que o conseguem fazer e melhor do que eu.
    Felizmente existem muitas senhoras com 65 e mais como muita mobilidade que fazem ginástica todos os dias.
    Obrigada pela visita, volte sempre

    ResponderEliminar