terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pelo amor de uma mulher

Pelo amor de uma mulher. Com a chegada do Natal recordo com saudade o seguinte episódio de amor.

Há uns anos atrás, na minha pausa antes do almoço, encontrava o Sr. António, um senhor de 84 anos de idade que ia todos os dias ao café comprar um mimo (queque) para a sua esposa (D.Maria) que estava acamada devido a uma queda. Essa queda tinha originado a fractura do fémur.

Mostrava ansiedade quando por qualquer motivo não era atendido com rapidez, pois a sua demora poderia causar à sua esposa a falta de algum mimo.

O Sr. António tinha um ar cansado, exausto, pois sozinho tinha de cuidar da sua esposa, cozinhar, ir às compras, etc e nada podia faltar à sua Maria que estava muito doente.

Depois de 2 ou 3 dias abordei-o dando-lhe um cartão do Centro, para o caso de ele aceitar a nossa ajuda nos telefonar. Por ele aceitava de imediato, pois já não aguentava mais o esforço que fazia, superior às suas forças, mas a D.Maria não iria aceitar que outra pessoa lhe visse o corpo.

Disse-lhe para falar com ela, dizer-lhe que não aguentava o esforço, que se sentia muito cansado. Que não era fraqueza nem falta de amor reconhecê-lo e aceitar a nossa ajuda.

A D. Maria aceitou a nossa ajuda com muito receio, vergonha e pudor, mas só porque o seu marido não podia. A nossa ajuda não era o suficiente para aliviar o Sr. António e ele continuava quase de rastos para poder continuar a mimar a sua esposa.

Passado uma semana, quando entrei na casa deles, notei que algo não estava bem, os objectos pessoais de higiene da D.Maria não estavam no sítio onde o Sr. António os punha antes de eu chegar.

Perguntei por ele à D. Maria e ela respondeu que estava muito aflita, já tinha chamado por ele algumas vezes e ele não tinha respondido. Fui ao quarto dele, estava a dormir, talvez a sonhar pois tinha um ar tão feliz. Era um sonho eterno sem acordar.

"Viver é ansiar  a felicidade possível e a impossível"
Camilo Castelo Branco

Há vezes em que dou por mim a pensar: O que é que os Homens antigos têm? O que é que as Mulheres antigas têm? Para viverem amores assim...

Por vezes a vida troca-nos as voltas, o Sr. António vivia aflito porque a sua esposa estava muito mal e achava que ia morrer. Por isso cuidava dela com todo o zelo e carinho do mundo, para que isso não acontecesse, mas afinal quem partiu foi ele, o seu coração não aguentou tanto esforço.


Espero que tenham gostado do texto Pelo amor de uma mulher e do vídeo que retirei do YouTube e por favor deixem o vosso comentário.

2 comentários:

  1. Esta história arrepiou-me. É bonito ver que duas pessoas continuam a amar-se passado todos esses anos e que ele continuava a cuidar dela apesar de estar acamada.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua visita.
    Contei um breve resumo do amor deles, infelizmente não posso entrar em grandes pormenores. Regras são regras e tenho de as acatar.

    ResponderEliminar