terça-feira, 29 de novembro de 2011

Solidariedade na Quadra do Natal.

Solidariedade na Quadra do Natal. Ontem li uma revista religiosa em casa de uma idosa, o que lá estava escrito não era novidade para mim, mas confesso que depois de a ler fiquei um pouco pensativa e disposta a mudar a minha maneira de aplicar a verba destinada ao Natal que vou amealhando durante o ano.
Na revista dizia assim: "O Natal deste ano vai ser mais pobre, no sentido económico para muita gente. Há milhões de pessoas sem emprego, sem salário, sem possibilidade de continuarem a ter a sua casa, o seu carro, as suas contas em dia, no caso dos idosos a conta da farmácia, etc. Um Natal mais parecido com o de Belém, há dois mil anos.

Vão haver presépios vivos de milhões de crianças e idosos com fome, sem casa, sem amor, sem carinho, sem roupas (agasalhos para o frio), doentes, crianças exploradas pelo trabalho infantil, pela violência, pelo abuso sexual de tantos adultos sem escrúpulo,  roubos, atos de vandalismo, guerras provocadas pela ganância dos Homens, etc". 

Solidariedade na Quadra do Natal

No meio desta tempestade, vamos tentar mudar e partilhar o amor, o carinho, os bens e principalmente na construção da paz. A paz tem também como base o respeito pela dignidade da pessoa. É também um dom de Deus e tarefa do Homem, quer diz que a paz tem a sua origem no interior do Homem. Enquanto ela não existir no coração, não existirá no exterior do Homem.

A solidariedade no Natal é mais sentida e praticada, deve levar-nos a pensar nos necessitados...
Devemos dar com o coração e não porque é costume fazê-lo, sem esperar algo em troca como recompensa.

O Natal é a festa mais importante da família do calendário.

Quem dera que todos nós tivéssemos o atrevimento de receber um pobre (idoso ou criança) em nossa casa, à nossa mesa. Isso sim, seria um ato de um grande amor pelo próximo.

Deveríamos aprender muito neste Natal, partilhando o que temos pelos carenciados.

Retirei um vídeo do YouTube, Earth Song cantada pelo falecido Michael Jackson, cujas imagens e letra da canção nos diz a realidade do nosso Mundo. Tudo o que Deus nos deu a mão do Homem está a destruir por puro egoísmo e belo prazer. Vamos ouvir a música e ver as imagens, reflectir e ... pudemos mudar muita coisa, basta querer.



Faça solidariedade na Quadra do Natal, vai sentir-se uma pessoa melhor. Por favor deixe o vosso comentário.

Pelo amor de uma mulher

Pelo amor de uma mulher. Com a chegada do Natal recordo com saudade o seguinte episódio de amor.

Há uns anos atrás, na minha pausa antes do almoço, encontrava o Sr. António, um senhor de 84 anos de idade que ia todos os dias ao café comprar um mimo (queque) para a sua esposa (D.Maria) que estava acamada devido a uma queda. Essa queda tinha originado a fractura do fémur.

Mostrava ansiedade quando por qualquer motivo não era atendido com rapidez, pois a sua demora poderia causar à sua esposa a falta de algum mimo.

O Sr. António tinha um ar cansado, exausto, pois sozinho tinha de cuidar da sua esposa, cozinhar, ir às compras, etc e nada podia faltar à sua Maria que estava muito doente.

Depois de 2 ou 3 dias abordei-o dando-lhe um cartão do Centro, para o caso de ele aceitar a nossa ajuda nos telefonar. Por ele aceitava de imediato, pois já não aguentava mais o esforço que fazia, superior às suas forças, mas a D.Maria não iria aceitar que outra pessoa lhe visse o corpo.

Disse-lhe para falar com ela, dizer-lhe que não aguentava o esforço, que se sentia muito cansado. Que não era fraqueza nem falta de amor reconhecê-lo e aceitar a nossa ajuda.

A D. Maria aceitou a nossa ajuda com muito receio, vergonha e pudor, mas só porque o seu marido não podia. A nossa ajuda não era o suficiente para aliviar o Sr. António e ele continuava quase de rastos para poder continuar a mimar a sua esposa.

Passado uma semana, quando entrei na casa deles, notei que algo não estava bem, os objectos pessoais de higiene da D.Maria não estavam no sítio onde o Sr. António os punha antes de eu chegar.

Perguntei por ele à D. Maria e ela respondeu que estava muito aflita, já tinha chamado por ele algumas vezes e ele não tinha respondido. Fui ao quarto dele, estava a dormir, talvez a sonhar pois tinha um ar tão feliz. Era um sonho eterno sem acordar.

"Viver é ansiar  a felicidade possível e a impossível"
Camilo Castelo Branco

Há vezes em que dou por mim a pensar: O que é que os Homens antigos têm? O que é que as Mulheres antigas têm? Para viverem amores assim...

Por vezes a vida troca-nos as voltas, o Sr. António vivia aflito porque a sua esposa estava muito mal e achava que ia morrer. Por isso cuidava dela com todo o zelo e carinho do mundo, para que isso não acontecesse, mas afinal quem partiu foi ele, o seu coração não aguentou tanto esforço.


Espero que tenham gostado do texto Pelo amor de uma mulher e do vídeo que retirei do YouTube e por favor deixem o vosso comentário.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Idosos Vao ao Teatro Revista - Musical

Idosos Vao ao Teatro Revista - Musical. De vez em quando é bom alterar a rotina para recuperar energias.
Um lado divertido permite ver a vida com mais humor e descontracção.
Para isso nada melhor que os idosos irem  assistir a um Teatro Revista antigo. O "Luna Parque", que os irá levar num regresso ao passado, numa viagem pelos cabarets, pelo cinema antigo português e pelo grandioso Parque Mayer. 

No passado  dia 12 de Novembro pelas 21h30, alguns idosos foram assistir ao espectáculo.

O "Luna Parque" está em exibição na Associação Cultural Social e Recreativa de Cabriz nos arredores de Sintra. O espectáculo é da autoria do maestro Paulo Taful e com a interpretação do grupo de actores da Companhia de ACSR de Cabriz.

O espectáculo proporcionou aos idosos uma noite bem disposta, participando no canto e nas danças, aplaudindo com muitas palmas. Foi um serão muito animado proporcionado pelo  brilhante desempenho dos actores e pelas lindas vozes dos cantores e também pelas cores lindíssimas do seu guarda roupa. Este momento, os idosos difícilmente o irão esquecer e durante alguns dias será o tema de conversa no Centro de Dia.

Idosos Vão ao Teatro Revista - Musical

Como sabem não é permitido tirar fotos nem filmar, por isso resolvi retirar um vídeo do YouTube de uma canção antiga, o Fado do Estudante, cantada pelo saudoso Vasco Santana. No "Luna Parque" foi recriada e cantada pela voz cristalina de um dos seus cantores.



Espero que tenham gostado do texto Idosos Vão ao Teatro Revista - Musical e se tiverem oportunidade vão ao "Luna Parque". Por favor deixem o vosso comentário.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tarde de Lazer para os Idosos

Tarde de Lazer para os Idosos. Os dias de chuva e frio convidam os idosos a estados de mau humor (rabugice e resmunguice) e estados depressivos.

Para estimular o bom humor e melhorar a disposição, o ideal será permanecerem em suas casas, aconchegados com uma manta quentinha, assistindo a um bom filme, uma revista à portuguesa, ou a uma comédia. Bebendo uma chávena de chá quentinho, comendo umas pipocas ou  uns bolinhos.

Assim estão os utentes do Centro de Dia quentinhos e prontinhos para assistirem a uma comédia portuguesa chamada "Gente Fina é Outra Coisa", protagonizada pela inesquecível Ivone Silva, Ruy de Carvalho, Amélia Rey Colaço, Nicolau Breyner, Simone de Oliveira e Luís Esparteiro entre outros.

Eles adoram tardes assim, principalmente quando assistem a filmes, revistas ou comédias faladas em português, porque a maioria dos idosos  não sabe ler nem escrever.

Tarde de Lazer para os Idosos

Gente Fina é outra Coisa retrata uma família outrora milionária que ao cair na miséria é obrigada a arrendar quartos na sua mansão.
Nesta comédia Ivone Silva interpreta o papel de uma hóspede que se diz vidente, mas que na realidade não passa de uma vigarista.

Retirei o vídeo do YouTube, para os interessados assistirem e recordarem a nossa saudosa Ivone Silva.



Espero que tenham gostado de saber como é a Tarde de Lazer para os Idosos. Por favor deixem os vossos comentários.