quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sexo na Terceira Idade

O Sexo na Terceira Idade é visto pelas pessoas mais jovens como uma actividade nula na vida dos Homens com idade avançada, mas estão enganadas. Os Homens que na sua juventude e maturidade tiveram uma vida sexual mais ou menos intensa, podem continuar a tê-la na sua idade mais avançada, se a sua saúde o permitir.

O apetite sexual diminui com a idade, como diminuem outro tipo de faculdades.

Nos homens essa diminuição começa aos 20 anos e continua até aos 60 anos estabilizando nessa idade.

Os homens estão perfeitamente capacitados para manter a actividade sexual durante toda a vida.

Mas ser idoso não significa eliminar por completo toda a actividade sexual. Pelo contrário é nesta fase da vida, que podem desfrutar do sexo. Por conseguinte os homens mais velhos têm de adaptar as suas actividades amorosas à idade. Também nesta fase os homens mais velhos necessitam de se afirmarem virilmente. É natural vermos, os homens mais velhos com mulheres muito mais novas.

Nem todos os homens mais velhos têm o sexo na terceira idade que gostariam de ter. O factor psicológico desempenha aqui um papel muito importante. Muitos pensam que são demasiados velhos para "essas coisas" e outros sentem uma espécie de vergonha ou pudor. Existem também assuntos económicos, de família, etc., que tiram todo o desejo ou prazer.

Não nos podemos esquecer dos problemas de saúde que, nestas idades costumam afectar os homens, como a solidão, a tristeza e a preocupação por pressentir um final próximo. Estes problemas também diminuem o apetite sexual.

Os órgãos sexuais dos Homens envelhecem . Alguns homens sentem calores (afrontamentos) e mau estar, sinal que estão na Andropausa. Nesta fase o maior receio de alguns homens é o receio de não poderem responder satisfatoriamente às companheiras.

Nas Instituições de Apoio a Idosos em que trabalhei aconteceram algumas paixões entre os utentes. Deliciava-me ouvi-los falar desses romances e como conseguiam enganar os familiares para passarem a noite juntos. Os olhares, os carinhos, as carícias, que trocavam entre si eram para mim um encanto. Ao vê-los tão apaixonados, parecendo adolescentes a enganarem os pais, sentia-me compensada, grata, de alma confortada por ter tido a oportunidade de presenciar estes episódios de amor na terceira idade.

Infelizmente acontece que alguns familiares e alguns profissionais das Instituições não vêem de bom grado estas paixões. Paixões que são salutares e que trazem uma lufada de ar fresco à vida dos Homens Idosos.

Brevemente falarei também do sexo na terceira idade do ponto de vista feminino e se ao ler este meu apontamento, tiver dúvidas sobre o sexo na terceira idade do ponto de vista masculino, queira deixar comentário neste blog.

2 comentários:

  1. OLÁ, AMEI O COMENTÁRIO QUANTO SEXO NA TERCEIRA IDADE, TENHO 71 ANOS E ESTOU EM PLENOS DESEJOS PARA O SEXO É PENA QUE ATÉ MESMO A MINHA PARCEIRA NÃO CORESPONDA A ISTO, CREIO QUE MINHA CABEÇA TEM MESMO OUTRA IDADE ACHO QUE PARA UNS 40 ANOS EVIDENTEMENTE TENDO QUE CONCIDERAR OS LIMITES FISICOS DE MEUS 71 MAS CREIO QUE COM UM POUCO DE CARINHO E AFAGOS SERIA BEM DIFERENTE POR CAUSA DOS AOS ESTIMULOS, OLHA TEM HORAS QUE CHEGO A PENÇAR QUE SOU ETRVIDO E ENCOVENIENTE POR ISTO POR ISTO GOSTEI BASTANTE DOS COMENTARIOS QUE CHEGA A DAR MAIS GAS PARA O SEXO AMEI SUA ADIMIRAÇÃQO E COMPREENÇÃO CIOSA QUE NA VERDADE FALTA A EM MUTAS PESSOAS OK GRATO POR SUA COMPREENÇÃO NÃO PARA COM OS VELHOS MAS SIM PARA COM OS EXPERIENTES. BEIJÃO. alfadocentauro-z@bol.com.br / Quazar

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sua visita.
    É pena os membros do casal não sentirem a mesma predisposição para o sexo. O sexo faz bem à saúde em qualquer idade. Por vezes resulta mudar de ambiente, ir ao cinema, um jantar romântico etc.
    Converse com a sua companheira, dizendo que precisa de mais atenção, adaptando a perfomance à vossa idade. Vai ver que resulta.
    Não é nada atrevido mas sim um homem activo.

    Um beijão e volte sempre.

    ResponderEliminar