terça-feira, 28 de maio de 2013

Cuidados de higiene com a incontinência urinária.

 
 
Cuidados de higiene com a incontinência urinária. A incontinência urinária é uma perda involuntária do controlo da bexiga
Se o doente não estiver acamado, o seu quarto e a divisão onde ele (ela) permanecer mais horas,  deve estar o mais perto possível do W.C, se o percurso for grande pode não  ter tempo de chegar à sânita.
 
Sintomas de incontinência: 
 
- Necessidade frequente de urinar, mais do que é habitual;
- Emissão da urina sem que o doente tenha consciência;
- Emissão por pequenos esforços, como os de rir, espirrar e tossir;

Os CUIDADOS NA HIGIENE que deve ter nos DOENTES ACAMADOS

Os doentes acamados  que usam fraldas descartáveis , a  pele fica muito húmida e suja para os que sofrem de incontinência fecal. Originando assim, que as bactérias acelerem a sua proliferação, necessitando  de uma higiene com maior frequência e mais cuidada.

Uma boa higiene, em cada muda de fraldas é muito importante. Estar muito tempo sem mudar as fraldas molhadas origina assaduras e feridas na pele.

Ao fazer a higiene das mulheres deve - se ter em conta o seguinte: lavar da vagina para o ânus, evitando assim levar fezes para o canal da uretra, contaminando a urina

Nos homens lavar a zona do períneo com água e sabão neutro.

Depois de lavada e seca, deve aplicar um creme hidratante ou um que contenha vitamina A, mudando a fralda e a roupa.

A roupa deve ser fácil de vestir quer para os que não estão acamados, quer para os que estão acamados, as de fecho com velcro são as mais indicadas e de preferência de algodão.
 
 
Estes são os cuidados de higiene com a incontinência urinária nos doentes não acamados e acamados.
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário