segunda-feira, 13 de maio de 2013

Passatempos e jogos antigos

Passatempos e jogos antigos. Nas férias  do Centro de Dia e escolar devemos usar a imaginação em formas coloridas para estimular o corpo e o cérebro. E porque não em conjunto com os netos ou bisnetos?.
Independentemente da idade, os verdadeiros jogos educativos são aqueles tradicionais esquecidos. Hoje em dia as crianças desconhecem que eles existem, culpa das novas tecnologias, da evolução, do consumismo e etc.
As crianças que participam com os avós em passatempos e jogos antigos, envolvem-se em experiências divertidas, que desenvolvem a concentração, a destreza motora, o respeito pelas regras e a capacidade de se relacionarem com os outros, seja a competir ou a colaborar.

Na praia

Fazendo construções na areia ou simplesmente mexer e amassar, enquanto os pais tomam sol.

Advinhas
1 - Qual é coisa qual é ela... São sete e são irmãos. Cinco  vão à feira e só dois é que não.
2 - Qual é a coisa qual é ela, que tem a forma de patinho, é arqueado e redondinho?

Demonstrar-lhe que não se consegue dobrar nenhuma folha de papel mais de sete vezes, tenha a folha o tamanho que tiver.

Sopa de Letras


Jogar às cartas

Não precisa de um baralho de cartas modernas e especiais para se divertir com os seus netos. Precisa só de um baralho de cartas normal para jogar à bisca, sueca, burro, paciência.
Vai ensiná-los a lógica, concentração e as regras do jogo. Vai ser muito divertido!


Papagaios de papel e pára-quedas
 

Há magia  nas coisas que voam e os brinquedos que voam podem ajudar a ensinar aos seus netos Física, bem como outras habilidades enquanto os montam ou os constroem em papel de lustro colorido. Na praia ou no campo experimente os aviões que são impulsionados por elásticos, os papagaios de papel ou os pára-quedas. Não se esqueça de escolher um local que não tenha árvores, postes ou outros obstáculos, senão pode perder o equipamento ou passar demasiado tempo a trepar às árvores.

Saltar à corda ou ao elástico

As rimas para saltar à corda que eram usadas na sua infância são diferentes das que hoje a garotada usa, mas se as usar eles vão adorar, só precisa de uma corda ou de um elástico, com uma pessoa de cada lado e outra pessoa para saltar, se lhe faltar uma pessoa ate a corda a uma cadeira

Em casa

Costumava divertir-se a cortar imagens dos catálogos ou fazer correntes de bonecas de papel ? Pode também fazê-lo com os seus netos eles decerteza que vão adorar usar tesoura e cola.


Cantar

Também as canções que os seus netos cantam nas escolas são um pouco diferentes das suas. Divirtam-se a cantar as duas versões durante um passeio ou em casa num mini festival da canção. Eles  vão adorar.

Matemática a brincar

Quase todas as crianças tem dificuldade na matemática, demoram a decorar a tabuada.
A brincar é mais fácil com este quebra-cabeças:
Todas as manhãs, uma camponesa recolhe os ovos  que as galinhas puseram. Um dia à saída da capoeira tropeçou e todos os ovos se partiram.
- Quantos ovos trazias? perguntou-lhe a filha.
- Não sei - disse a senhora -, mas lembro-me de que quando dividi o número de ovos por 2, sobrou um, quando dividi o número por 3, não sobrou nenhum e quando dividi por 5 sobrou 3 ovos.
A mulher trazia mais de quatro ovos e menos de 40.
Quantos ovos se partiram?

Esta é a minha sugestão para Passatempos e jogos antigos que vão deixar os seus netos e bisnetos maravilhados.







Sem comentários:

Enviar um comentário